Em filas, Ministério da Saúde recomenda distância de dois metros para quem não estiver usando máscara

Saúde - Terça-feira, 14 de Abril de 2020


Em filas, Ministério da Saúde recomenda distância de dois metros para quem não estiver usando máscara

Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

14/04/2020 – 12h30 

 

Aqueles que estiverem usando máscara, podem manter distancia de um metro nas filas de supermercado, bancos, lotéricas e farmácias.

 

Nos últimos dias tem sido comum em Paraguaçu Paulista muita movimentação e aglomeração de pessoas nas agências bancárias e casas lotéricas.

É comum imagens que mostram dezenas de pessoas enfileiradas e sem manter a distância de segurança, o que facilita a transmissão do novo coronavírus, devido à aglomeração de pessoas. 

O Ministério da Saúde já emitiu diversas recomendações para o atendimento em estabelecimentos comerciais como supermercado, bancos, lotéricas e farmácias em razão da epidemia do novo coronavírus.

Entre outras coisas, o texto orienta a manter uma distância de no mínimo dois metros na fila, caso os clientes não tenham máscara de proteção, ou de um metro, se estiverem usando a máscara. Toda esta precaução é para diminuir o risco de contágio e a transmissão do coronavírus.

Os estabelecimentos também devem adotar estratégias para diminuir o tempo de espera na fila, além da demarcação no chão que estabeleça a distância entre os usuários. Também foram feitas demarcações no chão dos estabelecimentos, fixando o local onde cada um deve permanecer, mantendo uma distância segura de um para o outro. 

Caso o local para onde você for não tiver essa demarcação, basta abrir os dois braços entre a pessoa da frente e a de trás, esta será a distância que deve manter você longe da cada uma delas. É simples e tudo isso é por apenas um motivo: proteger você contra o coronavírus, evitando aproximação entre as pessoas e aglomeração, nestes tempos da pandemia do covid-19 que assola o mundo todo e não apenas o Brasil ou Paraguaçu Paulista.

 

FOTO:

Nas lotéricas, supermercado, bancos e farmácia já há demarcação no chão para que as pessoas mantenham o distanciamento, mas a medida de precaução não está sendo respeitada e as pessoas estão se aglomerando em filas fora dos estabelecimentos (Fotos: Silvana Paiva)

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista