Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista
24/07/2020 – 12h40
Até último levantamento feito pelo Departamento de Saúde, apenas 26% dos adultos de 55 a 59 anos tinham se vacinado.
Prorrogada por três vezes, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou na sexta-feira (24), sem atingir a meta global de imunização. A informação é da coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde, Gisele de Oliveira.
De acordo com a pasta, a previsão era imunizar 90% da população, meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Até o último levantamento, divulgado neste dia 24, o total geral imunizado no município foi de 84,49% (veja detalhes abaixo).
Para a coordenadora Gisele de Oliveira os dados são preocupantes, pois mesmo que não imunize contra o novo coronavírus, a imunização contra a Influenza representa uma proteção para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses.
"A baixa procura pela vacina contra a gripe é preocupante, principalmente neste momento em que vivemos a gravidade da pandemia da Covid-19, com pessoas perdendo a vida. Não existe ainda vacina de prevenção para o novo coronavírus, mas existe a imunização contra a gripe (Influenza) e a população está deixando de se vacinar ou vacinar seus filhos, que também é uma síndrome respiratória grave que também pode levar à morte. Esta é uma proteção que está disponível na rede pública, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Paraguaçu Paulista", alerta Gisele de Oliveira.
Com o fim da campanha, as doses remanescentes estarão disponíveis para toda a população de Paraguaçu Paulista, enquanto houver estoque, explica a coordenadora.
A vacina aplicada, de graça, nos Postos de Saúde de Paraguaçu Paulista, previne contra três tipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.
Paraguaçu Paulista