Com 30 anos de experiência como maquinista, Antônio Tavares Passos, 64 anos, realizou o último exame teórico antes de retornar às atividades no comando da Maria Fumaça em Paraguaçu. A previsão é de que a locomotiva volte a levar passageiros para passeios até Sapezal no dia 12 de março. “Estou com saudade da rotina nos trilhos”, afirma Antônio que está há 3 anos à frente do trem turístico.
O teste aplicado no maquinista pela companhia ferroviária Rumo Logística abrangeu 100 questões sobre segurança operacional e faz parte de uma capacitação necessária para aprovar a reativação da Maria Fumaça. Segundo o representante da empresa, José Luiz Ximenes, os exames continuarão sendo aplicados frequentemente para manter o profissional atualizado.
Além de manobrar a locomotiva, o maquinista também é responsável pela vistoria técnica das composições e sinalizações dos trilhos e por garantir a segurança da operação de chegada e partida do trem. Habilitado para realizar manobras de todo tipo de carga, Antônio diz que está ansioso para operar o trem de turismo. “É um passeio muito gostoso, sempre dá a mesma emoção”, expressa.
De acordo com Luiz Carlos Pedrozo, coordenador do Trem Turístico, o retorno dos passeios pela ferrovia está programada para iniciar em março, mas a decisão dependerá também da condição epidemiológica de Coronavírus até lá. “De qualquer forma, a rotina dos passeios terá restrições como a redução do público, por exemplo”, disse Pedrozo.
Paraguaçu Paulista