Da literatura para o palco: obra de autor paraguaçuense vai entrar em cartaz no teatro carioca

Cultura - Sexta-feira, 21 de Maio de 2021


Da literatura para o palco: obra de autor paraguaçuense vai entrar em cartaz no teatro carioca

Não há nada mais emocionante na vida de um escritor do que ver sua história ganhando vida. Esse será o próximo desafio do jornalista e ator Danilo Salomão que ganhou recentemente o 1° lugar no Concurso Nacional de Dramaturgos Flávio Migliaccio, na categoria adulto, com a obra teatral Trívia. 

 

A premiação foi anunciada no dia 4 de maio em uma cerimônia online. Trívia foi o escolhido entre 120 textos de autoras e autores de diversos estados brasileiros. A vitória rendeu ao artista paraguaçuense a oportunidade de expor a montagem do texto por um mês em horário nobre no Teatro Solar de Botafogo, um dos mais antigos do Rio de Janeiro. 

 

"É uma validação do trabalho da gente", afirma o autor que já escreveu mais de dez textos para teatro. Não foi diferente com Trívia que também foi escrito com o pensamento no palco, mas que, primeiro, se tornou sucesso literário. A obra foi publicada no ano passado. Livro leve, fácil e que demanda justamente o tempo de uma apresentação de teatro para ser lido. Nele, Danilo conta a história de três amigos: o florista Leopoldo, a cozinheira Alzira e o músico Geraldo que, juntos em uma casa de repouso, compartilham seus medos, sonhos, frustrações e saudades. 



A montagem e estreia da peça será a partir do segundo semestre em Paraguaçu. A temporada no Rio está prevista para março do ano que vem. "Queremos primeiro entrar em cartaz na nossa cidade e sentir o feed back das pessoas daqui”, contou o autor.  Danilo vai atuar como Leopoldo e contará com os amigos e atores Sam Moura e Rose Martins para darem vida aos personagens Geraldo e Alzira. "Foi escrito pensando em nós três para interpretá-los", destaca. Ivan Pinto ficara encarregado da produção técnica. 



O ator lembra que o fato do público ter, na maior parte das vezes, contato com as histórias de teatro exclusivamente no palco lhe impõe o desafio de surpreender na adaptação. "Será a primeira vez que as pessoas conhecem a história antes da peça. Sempre estreamos as peças sem ninguém conhecer o texto. Isso nos deixa ansioso porque o livro já criou expectativas nas pessoas”, constata.

 

Para o ator, o primeiro lugar em um concurso nacional de dramaturgia representa um caminho de possibilidades para o teatro local. “O interior de São Paulo vem sendo reconhecido na área de dramaturgia, é um espaço que se abre para o artista do interior. Paraguaçu não é um pólo de teatro, mas há grupos talentosos e com muita força que fazem trabalhos de muita qualidade e com muita vontade”, afirma. “As pessoas valorizam muito ainda o que vem de fora. Estamos trabalhando para desmistificar isso e mostrar a qualidade do que é produzido aqui”, destacou Danilo que também é autor do texto Pretendente que vai ser encenado pela Cia Bambolina na Mostra de Teatro Quebre a Perna em Tatuí no próximo dia 19 de junho. A apresentação será híbrida com presencial para um pequeno público e, simultaneamente, com transmissão virtual.


 

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista