10ª Conferência Municipal da Saúde levanta desafios no pós pandemia

Saúde - Quinta-feira, 08 de Julho de 2021


10ª Conferência Municipal da Saúde levanta desafios no pós pandemia

Com o tema "Garantir o SUS e o Controle Social para vencer a Covid-19 e avançar nos desafios pós-pandemia", a Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Saúde, realizou nesta quarta-feira (07/07) a 10ª Conferência Municipal de Saúde. No evento, sediado na Câmara de Vereadores, foram votadas propostas de curto, médio e longo prazo apresentadas durante a pré-conferência serão diretrizes para a construção do Plano Municipal de Saúde.

 

O prefeito Antian abriu a Conferência que teve participação do público de forma híbrida. No local,  Prefeito, Presidente da Câmara, Vereadores, Presidente do Conselho municipal de Saúde, Diretor da Saúde, delegados eleitos representantes dos profissionais de saúde da rede pública e privada, dos prestadores de serviços, dos usuários e delegados natos (membros do Conselho Municipal de saúde)estiveram presentes. O evento também foi transmitido pela prefeitura por meio do Facebook. 

 

Os trabalhos do fórum foram conduzidos pela mesa principal composta pelo diretor do Departamento de Saúde,  Egydio Tonini Nogueira, pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde,  José Roberto Gomes Ribeiro, Moderadora Claudemira Ferrer e membros da Comissão Organizadora. Em seu discurso, Antian ressaltou a importância do envolvimento popular nas discussões para o aprimoramento dos serviços públicos. 

 

O início da Conferência foi marcado pela participação virtual da articuladora da Atenção Básica junto ao DRS-9 Marília SES-SP, Isabel Cristina Nucci de Souza que abordou os principais desafios do pós pandemia. " A Covid-19 tem deixado sequelas graves. O pós Covid vai trazer uma forte realidade de sequelas neurológicas e psicológicas. Precisamos trazer o melhor de nós para poder superar os desafios que vem pela frente", ressaltou. 

 

O diretor de Saúde, Egydio Tonini, destacou a linha democrática da Conferência que possibilitou que a população expusesse as demandas locais. "É um processo que necessita de um olhar coletivo. Todos que participam estão desenvolvendo a política que é visar o bem comum. A Conferência é uma ferramenta muito importante nesse sentido", disse. Os eixos temáticos das propostas foram Atenção Básica; Média e Alta Complexidade, Assistência Farmacêutica; Vigilância em Saúde; Planejamento, Gestão e Educação em Saúde; moções, encaminhamentos e esclarecimentos. O diretor de Saúde explicou que as propostas aprovadas na Conferência serão diretrizes para construção do Plano Municipal de Saúde.

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista