O Departamento Municipal de Saúde de Paraguaçu Paulista, através da Vigilância em Saúde, realizou neste último final de semana, um esquema de combate à chikungunya com bloqueio, eliminação de criadouros, nebulização e busca ativa de casos suspeitos.
A ação foi desenvolvida pela equipe de Controle de Vetores após o município registrar um resultado positivo para a doença. O caso envolve uma pessoa proveniente da Bahia, Estado onde foi contaminada. Ela permaneceu em Paraguaçu por 15 dias.
Após o resultado, a Vigilância em Saúde do município se colocou em estado de alerta e iniciou uma operação para evitar que o vírus da chikunguya se espalhe pela cidade.
O trabalho foi realizado no sábado, dia 10, em um perímetro de 200 metros no entorno do local onde a pessoa se hospedou, nas proximidades das Faculdades Gammon.
Nesta segunda-feira, dia 12, o combate continua sendo ampliando para um o perímetro de 500 metros com busca ativa e eliminação de criadouros.
A equipe orienta a população que reside nessa localidade que fique atenta aos sintomas que são parecidos com o da Dengue, incluindo febre alta com início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.
Caso algum morador apresente alguns desses sintomas deve procurar o serviço de saúde mais próximo. As equipes de Enfermagem das unidades de Saúde também estão em alerta.
A chikunguya é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode levar à internação hospitalar e até à morte. A Vigilância em Saúde ressalta que as ações só terão o resultado esperado desde que, com a colaboração da população que deve fazer sua parte eliminando os locais de criadouro.
Paraguaçu Paulista