Semana mobiliza sociedade para combater arboviroses

Vigilância em Saúde - Segunda-feira, 08 de Novembro de 2021


Semana mobiliza sociedade para combater arboviroses

Entre esta segunda-feira (8) e sexta-feira (12), será realizada a Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses. A iniciativa visa antecipar os cuidados dos períodos de chuva, calor intenso e férias, onde as pessoas tendem a viajar para outros locais onde já estão acontecendo a transmissão de doenças como, dengue, chikungunya e zika vírus.
 

Engajar a sociedade civil, município e organizações públicas e privadas em atividades focadas na prevenção dessas doenças, com foco especial no controle da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, é um passo importante para tentarmos evitar que os municípios enfrentem uma epidemia dessas doenças.


No decorrer da semana, o município de Paraguaçu Paulista realizará uma série de atividades voltadas à orientação e prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegyti, entre as atividades, está previsto um bate papo com os estudantes da rede escolar municipal e particulares.


A equipe de Vigilância Epidemiológica salienta que a colaboração de todos não apenas nesta Semana de Mobilização, mas permanentemente é indispensável. Combater o Aedes é uma tarefa coletiva e o apoio da população é imprescindível, no sentido de contribuir para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, uma vez que 80% dos focos são localizados dentro das residências.


Cada um pode ajudar no enfrentamento ao mosquito com algumas atividades simples e que podem ser feitas diariamente. As principais dicas de prevenção são:
– deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente
– retirar dos quintais objetos que acumulam água
– cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto
– eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja bem ajustado ao vaso


 

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista