"A união das mulheres impõe dificuldades para que a violência aconteça", ressalta a psicóloga Hellen Janegitz nesta quinta-feira, 25 de novembro, no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
A psicóloga que atua no CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) de Assis palestrou para participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS III (Centro de Referência da Assistência Social) de Paraguaçu.
Durante o encontro, Hellen recordou a história das irmãs ativistas Mirabal que deu origem à data. A palestrante destacou a fala icônica de uma delas, Minerva, que disse 'Se me matam, levantarei os braços do túmulo e serei mais forte'. Para a psicóloga, a frase representa que a violência contra a mulher ocorre diante da fragilidade dela quando esta se encontra sozinha. “A mulher se torna forte e protegida quando encontra uma rede de apoio”, diz.
Nesse sentido, Hellen afirmou que o atendimento realizado nos CRAS tem sido fundamental. A psicóloga citou ainda sobre os conceitos de machismo e patriarcado e como as mulheres podem se ajudar denunciado casos de agressão. "Foi um encontro lindo e esperamos que novos possam ocorrer para fortalecer cada vez mais essa união ".
Paraguaçu Paulista