Dengue avança em Paraguaçu Paulista

Vigilância em Saúde - Quinta-feira, 16 de Dezembro de 2021


Dengue avança em Paraguaçu Paulista

No início desta semana os números de casos positivos e suspeitos na cidade tiveram um aumento significativo e preocupa a Saúde Municipal. De outubro até hoje são 100 pessoas notificadas, desses 19 são positivos e os demais aguardam resultado. A preocupação é devido ao grande número de infestações de pernilongo e resultados positivos. As chuvas e o calor, favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, para tentar combater os agentes de endemias estão trabalhando intensamente para tentar conter a transmissão, mas todo trabalho é pouco se a população não estiver junto nessa batalha, como explica o coordenador da equipe de Agentes de Endemias, Josué Campos Sena.

 

“Os agentes estão visitando as residências, fazendo a nebulização nos locais onde os casos são positivos, mas precisamos da ajuda da população. O quintal das residências são os maiores responsáveis pelos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Precisamos conter a alta infestação de pernilongo, o morador precisa eliminar os criadouros. Os agentes encontram muitos focos em locais que poderiam ser descartados no lixo do dia a dia. São tampinhas de garrafas, aquele copinho descartável que foi esquecido atrás da casa, o pratinho de planta que não está furado, enfim são detalhes que fazem a diferença no combate a esse mosquito”, disse.

 

Outro ponto destacado por Josué, é sobre a importância de permitir a visita do agente em sua residência. “Durante as visitas os agentes passam orientações importantes aos moradores de como eliminar os focos e criadouros, eles tem um olhar voltado ao combate, conseguem ver detalhes que para o morador no dia a dia não parece ser um risco”, finalizou.

 

Com a proximidade das festividades de final de ano, o cuidado e o combate não podem diminuir. Os olhares devem estar sempre atentos para possíveis locais de possíveis criadouros. A população deve estar sempre atenta ainda com os sintomas da doença, febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça, nas articulações e no fundo dos olhos, vômito e diarreia. A qualquer um desses sintomas, a orientação é procurar uma Unidade de Saúde.

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista