O Departamento de Saúde através da Vigilância Epidemiológica de Paraguaçu Paulista, realizou na tarde da última quarta-feira, dia 23, uma reunião com representantes da Associação Comercial e Empresarial (ACE) da cidade. O objetivo foi chamar a atenção do comércio local no tocante a Dengue, já que os casos têm aumentado dia após dia. O Diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, iniciou a reunião falando da importância da participação de todos no combate.
“Precisamos de todos unidos para poder vencer essa batalha, e o comércio local também tem um papel importante devido ao grande fluxo de pessoas que passam pelo centro ou trabalham nesses locais. Outra grande preocupação é com relação aos prédios, que na sua maioria têm telhados antigos, com calhas e caixas d'água de difícil acesso. Esses locais têm grande potencial que podem acumular água e se tornar grandes criadouros”, finalizou.
O coordenador da equipe de agentes de endemias, Josué Campos Sena, destacou que a área central merece bastante atenção por parte dos comerciantes, já que por diversas vezes foram encontrados vários focos do mosquito transmissor.
“A área central é de grande importância, um mosquito contaminado pode espalhar a doença para dezenas de pessoas. Os comerciantes devem estar atentos com os sintomas dos funcionários e também com a manutenção das calhas, telhados e caixas d'água”, disse. Na ocasião Josué também apresentou os dados do boletim epidemiológico da transmissão e o mapa com os pontos de maior concentração dos casos.
Ao final da reunião, o presidente da ACE, Fábio Santos, agradeceu pelas informações e dados apresentados e se colocou à disposição para repassar as informações aos comerciantes e também ajudar nessa batalha.
Paraguaçu Paulista