DIA DO MOTORISTA

Saúde - Segunda-feira, 01 de Agosto de 2022


DIA DO MOTORISTA

No mês de julho comemorasse o Dia do Motorista, e em alusão a data, o Departamento de Saúde, promoveu na manhã do último sábado, dia 30, um momento de capacitação e confraternização direcionada aos motoristas da saúde municipal. O evento  aconteceu no CCI - Centro de Convivência do Idoso, no início os participantes tiveram a oportunidade de realizar junto com a equipe do SAE/CTA teste rápido de IST, além da aferição de pressão e teste de glicemia. Ainda durante esse momentos os presentes receberam guias preenchidas para a realização de exames como, colesterol, triglicérides, PSA, entre outros.
O diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, fez a abertura oficial do evento e destacou que cuidar dos nossos parceiros é uma das prioridades da gestão.


"Nós realizamos este evento para mostrar e despertar nos nossos funcionários, nossos parceiros de trabalho, que eles também precisam de cuidados. Eles estão  dia e noite levando os pacientes para os mais variados locais para fazer seu tratamento de saúde e muitas das vezes esquecem de si mesmo. Nós queremos mudar isso, queremos valorizar nosso profissional e cuidar  deles, que tanto cuidando de nós ", finalizou
As palestras tiveram início com Dr. Délcio Roberto da Silva Motta, clínico geral que atua na medicina saúde da família. Ele trouxe como tema o "Auto Cuidado", e destacou que a medicina preventiva é ainda o melhor remédio.


"Nós estamos aqui hoje para oferecer um cuidado para esses profissionais, para isso fornecemos exames específicos para prevenção como colesterol, triglicérides, hemograma, glicemia, PSA entre outros,  alguns deles me relataram uma situação em específico, nesses casos eu já solicitei o exame para investigar o relato" e completou "Essa oportunidade de exercer a medicina preventiva e ou  evitar a progressão da doença, são de muita importância para o paciente para que ele tenha uma melhor qualidade de vida. Aqui hoje eles tiveram  a oportunidade de cuidar do corpo e também do emocional que também faz toda a diferença. Depois de receber essas informações e ampliar seus conhecimentos, esses profissionais vão poder ter um olhar com mais cuidado com ele próprio e seus familiares", finalizou.


Os participantes tiveram também uma palestra  com a enfermeira do SAE/CTA,  Cristiana Sayuri Hoyo, que abordou a questão da previsão das IST e apresentou os serviços realizados gratuitamente e sem burocracia pelo SAE. Na sequência, Alessandro Calixto, Psicólogo  do CAPS, abordou o tema "Conduzindo esperança: reflexões para condutores da saúde.". 


Após as palestras houve um momento de descontração com o Prof. Guilherme Santos que conduziu a Ginástica Laboral.
Ao final das atividades o Diretor do Departamento de Saúde  entregou aos motoristas os certificados de conclusão do  Cursos  de Emergência, Coletivo e MOPP realizado no SEST SENAT e um almoço foi oferecido aos presentes.

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista