Prefeitura intensifica ações para garantir mais segurança às escolas

Educação - Quarta-feira, 19 de Abril de 2023


Prefeitura intensifica ações para garantir mais segurança às escolas

A prefeitura de Paraguaçu Paulista está reforçando ações para ampliar a sensação de segurança nas escolas.

Para fortalecer a prevenção, após reuniões na última semana, Executivo, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal ajustaram procedimentos e o patrulhamento nas 36 escolas que compõem o sistema de ensino local (24 unidades municipais, 4 estaduais e 6 privadas) foi intensificado.

As rondas preventivas acontecem no horário de funcionamento das escolas e os vigias conversam com diretores, funcionários e alunos, cooperando para a harmonia, inibindo ações criminosas e proporcionando uma maior sensação de segurança a todos.

Outra iniciativa importante da prefeitura voltada à segurança das escolas foi a instalação do “botão de alerta”, permitindo a ligação direta entre a escola e a Central de Monitoramento de Imagens, em caso de emergências.

As melhorias se somam, ainda, a revisões de rotinas, além de outras ações já praticadas na rede de ensino para o enfrentamento da violência no ambiente escolar e a manutenção de um espaço saudável de aprendizagem, promovendo a comunicação não violenta, a cultura da paz, o diálogo, a mediação de conflitos, o respeito e a diversidade.

“Os seis pontos defendidos pela Unesco no “Manifesto por uma Cultura de Paz e Não Violência” podem nos indicar alguns caminhos de ação: respeitar a vida; rejeitar a violência; ser generoso; ouvir para compreender; preservar o planeta; redescobrir a solidariedade. Cada um desses itinerários ajuda a desenvolver relações saudáveis, tornando-nos cientes das nossas responsabilidades no mundo”, observou Paula R. Bertho, diretora do Departamento de Educação.

As estratégias adotadas pelo Governo Municipal são fundamentais para que a comunidade escolar se sinta mais protegida. Muitos pais têm demonstrado preocupação com a proteção dos filhos e buscado informações nas escolas. Para o prefeito Antian, “É fundamental um esforço conjunto para garantir a prevenção e redução de conflitos no ambiente escolar. Queremos oferecer o melhor e os ajustes buscam atender ao anseio por mais segurança, cuidar das pessoas e trabalhar pela proteção e defesa da vida”.


 

Departamento de Educação/ Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista