Na última semana o Departamento Municipal de Saúde, por meio do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/ Centro de Testagem e Aconselhamento) promoveu um trabalho de prevenção e orientação com os atiradores do Tiro de Guerra de Paraguaçu Paulista.
É o terceiro ano seguido que a equipe promove a ação, levando aos jovens atiradores conhecimento e orientações sobre temas como IST’s, AIDS e hepatites, abordando a prevenção, tratamento e acesso aos serviços de saúde.
Segundo a coordenadora do SAE/CTA, Cíntia Funabashi, além de serem todos testados para sífilis e HIV, os atiradores receberam ainda informações sobre prevenção combinada pelo uso de medicamentos e preservativos e também sobre PEP e PrEP (profilaxia pós e pré-exposição ao HIV).
“É de extrema importância aos jovens conhecer o acesso ao serviço de saúde e saber onde e quando buscar esse serviço, então nós orientamos eles sobre testes rápidos, que são indicados para serem feitos com uma frequência que varia de acordo com a vida sexual e destacamos a garantia da confidencialidade quando eles buscam por esse serviço”, destacou Cíntia.
O SAE/CTA fica localizado junto ao CEM – Centro de Especialidades Médicas, e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista
Paraguaçu Paulista