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Acessibilidade
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Competências
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PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) é um dos principais serviços ofertados na rede de proteção da Assistência Social (AS). O serviço é destinado ao trabalho social com famílias e tem a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio de ações preventivas. Compõe o nivel de proteção social básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e é obrigatoriamente ofertado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).De maneira geral, o PAIF busca fortalecer os vínculos de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Porém, vários outros fatores impactam na vida dos usuários do serviço,como: Superação de situações de fragilidade social; Melhoria na qualidade de vida dos usuários;Promoção do protagonismo e autonomia das famílias e comunidades;Inserção das famílias na rede de proteção social através de outros serviços, programas, projetos e benefício;Promoção de espaços coletivos onde há troca de experiências. Além das situações citadas acima, o território no qual a família pertence precisa ser atendido pelo CRAS. É importante destacar que mesmo que a família se enquadre em uma situação de vulnerabilidade social, precisa concordar e ter interesse em ser atendida pelo PAIF, ou seja, não há obrigatoriedade por parte dos usuários em usufruir do serviço prestado pelo equipamento da Assistência Social.Local:O acesso ao PAIF pode ocorrer por procura espontânea por parte dos usuários, busca ativa pela equipe de referência e encaminhamento da rede socioassistencial . O ideal é que a busca ativa seja o meio de acesso preponderante no PAIF, pois, desta maneira, é possível agir preventivamente, evitando a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social.
O PAIF é destinado às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, priorizando aquelas que: Não têm acesso aos direitos básicos, como educação e saúde; Não possuem núcleo familiar e comunitário local; Estão em moradia precária ou são retiradas de seu território original; São indígenas, quilombolas, ciganos, entre outros; Estão sofrendo discriminação racial, cultural, de gênero, entre outros; Vivem em áreas de extrema violência; Estão com dificuldade em prover o sustento dos membros familiares; Têm crianças ou adolescentes que ficam sozinhos em casa ou na rua; Entregaram criança ou adolescente para adoção; Tem familiar que possui problemas de saúde e demanda cuidados especiais.
Não
(18) 3361-9675
Não Informado!
walquiria.souza@eparaguacu.sp.gov.br
daywison.florencio@eparaguacu.sp.gov.br
jessica.neves@eparaguacu.sp.gov.br
assistencia@eparaguacu.sp.gov.br
CRAS I Mario Covas Rua Jequitibá, 507 Bairro Mário Covas CRAS II Barra Funda Rua: Fernando Costa nº 187 Barra Funda CRAS III Vila Nova José Lino de Paiva nº 304 Jardim América
O atendimento é uma ação imediata com o objetivo de prestação ou oferta de atenção ao usuário, resultando na inserção em uma das ações do serviço.
Telefone ou Pessoalmente
Segunda a sexta-feira das 07:00hr as 17:00hr
RG,CPF,NIS
Ano Todo
O acompanhamento da família é baseado na construção de um Plano de Acompanhamento Familiar (PAF). Neste plano, há um conjunto de objetivos a serem alcançados pela família, com o propósito de superar as vulnerabilidades. A equipe de referência deve acompanhar a família através do plano, fazendo intervenções sempre que necessário.Vale destacar que o acompanhamento familiar é um direito do usuário, mas não uma obrigatoriedade. Portanto, não deve ser imposto, as famílias devem aceitar participar do processo.
Famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, especialmente aquelas em situação de extrema pobreza, desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Não Informado!
Arquivos
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