.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

HISTÓRICO

A Estância Turística de Paraguaçu Paulista tem suas origens históricas na localidade conhecida como Conceição de Monte Alegre. Essa localidade foi fundada por José Teodoro de Souza, que em 1873 fez a doação de 193 hectares de terras para a instalação de um novo patrimônio. Em 1891, Conceição de Monte Alegre foi elevada à categoria de distrito, cujo território se estendia entre os rios Paranapanema e Peixe, até as barrancas do rio Paraná.

José Teodoro de Souza, Manoel Pereira Alvim, José Antônio de Paiva, foram os primeiros colonizadores da região e se instalaram nas margens do Ribeirão Alegre e Rio São Matheus, posteriormente foram seguidos pelas famílias Moreira, Carvalho, Vieira entre outras.

Porém, a ocupação não foi pacífica. Ocorreram choques extremamente violentos entre os colonizadores vindos de Minas Gerais e os primeiros habitantes da região, os índios Coroado ou Kaigang, os Guarani-Caiuá e os Xavante, ou Oti-Xavante.

Moita Bonita era o nome do vilarejo que ficava situado nas proximidades de um pequeno bosque. Ali, a partir de 1910, Domingos Paulino Vieira – conhecido como Minguta – realizou o loteamento de suas terras, localizadas em torno da área onde seria construída a estação da estrada de ferro, local que ficava distante cerca de seis quilômetros do povoado de Conceição de Monte Alegre.

A cerca de 400 metros da “Moita Bonita”, foi inaugurada, em 23/03/1916, a estação da Estrada de Ferro Sorocabana, que recebeu o nome de Paraguassu. A partir daí, Moita Bonita passou a ser denominada Paraguassu, fato que deu origem ao atual nome de nossa cidade.

Em 1916 o tráfego ferroviário foi aberto, o que possibilitou o desenvolvimento das propriedades rurais, e, por conseqüência, de toda a produção agrícola, expandindo, de forma significativa, as áreas cultivadas. Com isso, foram atraídos colonizadores de diferentes regiões do Brasil, além de famílias de imigrantes italianos, espanhóis, libaneses, japoneses, portugueses, entre outros, provocando assim um rápido crescimento demográfico e econômico do novo povoado.

Com essa significativa expansão demográfica e econômica, em 30 de dezembro de 1924 Paraguaçu tornou-se unidade político-administrativa independente com a sua elevação à categoria de município, que foi instalado em 12 de março de 1925.

Em 5 de março de 1997, durante a gestão do prefeito Carlos Arruda Garms, Paraguaçu Paulista foi elevada à categoria de Estância Turística, através da Lei Estadual 9.646 sancionada pelo governador Mário Covas.

Hoje, com uma população de 42.281 habitantes (IBGE, 2010), uma área territorial de 1.000 km2 e uma densidade de 43,35 hab/km2, a Estância Turística de Paraguaçu Paulista oferece tranqüilidade, clima agradável, água de qualidade, apresentando-se como acertada opção para muitos que a escolhem para aqui viver e investir.

PARAGUAÇU PAULISTA: DA FLECHA AO AVIÃO

Intitulados "Paraguaçu Paulista: da Flecha ao Avião", este livreto e o vídeo documentário que o acompanha percorrem fatos da história da cidade que abarcam o período que vai de fins do século XIX até a década de 1940. Tratam-se de produções que resultam do trabalho da Comissão de "Memória e História de Paraguaçu Paulista".

ACESSA SLIDE E VÍDEO

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.