Saúde - Sexta-feira, 14 de Julho de 2023

Departamento de Saúde intensifica visitas a residências para orientar sobre acidentes com escorpiões

Acidentes tem aumentado em todo o estado e melhor forma de prevenir é evitar que escorpiões encontrem acesso, abrigo e alimentos nas residências.

O número de acidentes com escorpiões tem aumentado em todo o Estado de São Paulo, e em nosso município a situação não é diferente. Só nos primeiros meses desse ano, 32 acidentes entre adultos e crianças, foram registrados em Paraguaçu Paulista.
O Departamento de Saúde, através da Vigilância em Saúde, tem trabalhado e durante as visitas de rotina diária dos agentes de Combate as Endemias e Saúde, são passadas aos moradores orientações sobre cuidados básicos de como manter os quintais livres de abrigos e alimentos para esses animais e como agir no caso de acidentes.
Além disso, uma visita específica é realizada dentro da demanda, quando é notificado o aparecimento de escorpiões em residências.
A Vigilância em Saúde explica que uma série de fatores implicam para o aumento do aparecimento desses animais, a começar pelo clima quente e úmido ocasionado pelo verão, o acúmulo de materiais inservíveis nos quintais, tais como tijolos, telhas, madeiras, entre outros, e o descarte irregular de lixo doméstico e até mesmo móveis sem uso em terreno baldios.
Outros pontos importantes são com relação às condições das residências. Rachaduras e frestas nos muros e calçadas assim como espelho de interruptores e tomadas, e vãos em batentes de porta, também servem de abrigo para o escorpião.
É importante vedar, além desses locais citados, ralos, caixa de esgoto, entre outros, já que esses animais também vivem na rede de esgoto.
A grande preocupação é com relação aos acidentes com esses animais, a picada de escorpião pode ser fatal, principalmente para crianças até 10 anos de idade, por isso é preciso que a pessoa acidentada seja encaminhada ao Pronto Socorro o mais rápido possível para que possa ser avaliado se será necessário a utilização do soro antiescorpiônico.
Evitar que os escorpiões encontre nas residências acesso, abrigo e alimento é a melhor forma de prevenção.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista