Saúde - Terça-feira, 01 de Agosto de 2023

Departamento de Saúde dá dicas para prevenir acidentes com escorpiões em Paraguaçu Paulista

Medidas simples ajudam a evitar acidentes dentro das residências.

Os escorpiões são animais noturnos e que se escondem durante o dia em locais como entulhos, sapatos, troncos, frestas de parede, batentes de portas, espelhos de tomadas e interruptores, entre outros. As duas espécies mais comuns são a do escorpião amarelo e do escorpião marrom/preto; que se alimentam de insetos, como baratas e grilos.

Quando falamos nesse animal, a maior preocupação é com relação aos acidentes e eles costumam acontecer com maior frequência quando:

•Calçamos sapatos sem verificar se há presença do animal;

•Dormimos em camas próximas à parede, ou deixamos roupas em contato com o chão;

•Ao andar descalço;

•E quando removemos ou manipulamos lixo, madeiras, ou entulhos com as mão desprotegidas.

Confira abaixo algumas medidas de prevenção de acidentes:

•Manter quintais e jardins limpos sem acumular entulhos ou lixo;

•Sempre colocar o lixo em sacos plásticos fechados, para evitar baratas e outros insetos;

•Verificar com cuidado os calçados, roupas, toalhas e roupas de cama sempre antes de usá-los;

•Limpar frequentemente os ralos do banheiro, cozinha e caixas de gordura;

•Tampas frestas e buracos nas paredes e rodapés da casa;

•Manter as áreas limpas dentro e ao redor da residência, não acumulando lenha, entulhos e outros materiais que podem servir de abrigo;

•Ao manipular madeiras e entulhos, usar luvas de proteção.

MITO: O hábito de criar galinhas ajuda no combate.

Esta é uma informação comum. No entanto, além de serem animais noturnos, os escorpiões escondem-se debaixo de pedras ou entulhos, onde as galinhas não alcançam.

Sintomas dos acidentes:

Podem surgir um ou mais dos seguintes sintomas:

•Dor intensa no local da picada, que se espalha por todo o membro;

•Náuseas, vômitos, e salivação intensa;

•Alterações cardíacas e circulatórias.

ATENÇÃO:

Em caso de acidente procurar imediatamente o Pronto Socorro de Paraguaçu Paulista.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista