Saúde - Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 31 de agosto

Todas as Unidades de Saúde tem doses disponíveis em Paraguaçu Paulista.

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 31 de agosto

O Estado da Saúde de São Paulo, prorrogou até 31 de agosto, a campanha de vacinação contra Influenza (gripe), para a população acima de seis meses. Em Paraguaçu Paulista, todas as Unidades de Saúde tem vacinas disponíveis, basta se dirigir a uma delas munidos de documentos de identificação e a carteirinha de vacina.

O objetivo é que toda a população receba a dose do imunizante e com isso fiquem protegidos da forma grave da doença que geralmente afetam as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até a morte.

Apenas em 2023, o Estado de São Paulo já registrou 222 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção dos diversos tipos de vírus da Influenza. A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves.

Ainda segundo dados do estado, em 2022, foram registrados 3.116 casos de gripe em que foi necessária a hospitalização do paciente e 339 mortes. Neste ano, foram registradas 2.398 hospitalizações até a última semana de julho.

Imunização Segura

A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz. Como o vírus tem alta capacidade de mutação e muda suas características ao longo do tempo, é preciso se imunizar todos os anos. A cepa do vírus H1N1 usada em 2023, por exemplo, é diferente da que foi usada para produzir os imunizantes no ano passado.

Produzida com vírus inativados das três principais cepas em circulação no hemisfério sul, a vacina faz com que o organismo produza anticorpos contra a infecção e estimule a memória das células para que elas aprendam a lidar com o vírus. Menos de 10% das pessoas que recebem a vacina desenvolvem febre, mal-estar e dores musculares. Reações alérgicas são consideradas raras.

Para as gestantes, a vacina não apresenta qualquer risco, além dos benefícios para a mulher, estudos apontam que a proteção contra o vírus influenza foi superior a 60% nos primeiros seis meses de vida dos bebês de mães vacinadas. O imunizante pode ser aplicado em qualquer momento da gestação e para mulheres em puerpério, que é o período de 45 dias após o parto.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista