Saúde - Segunda-feira, 07 de Agosto de 2023

Semana de Mobilização contra a Leishmaniose Visceral alerta para prevenção da doença

Casos de leishmaniose visceral tanto em animais como em humanos, vem crescendo em todo o estado.

De 07 a 10 de agosto em todo o estado de São Paulo, acontece a Semana de Mobilização contra a Leishmaniose Visceral. Uma doença silenciosa de evolução lenta que pode atingir as pessoas e os animais, principalmente cães. A leishmaniose é transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como “mosquito palha”, ele se contamina picando um cão infectado e posteriormente uma pessoa. Não há transmissão direta entre pessoas e pessoas e cães.

Esses insetos vivem nas proximidades das residências, em locais úmidos com sombra e acúmulo de material orgânico, principalmente restos de alimentos, fezes de animais, folhas e frutos apodrecidos, por esse motivo, manter os quintais sempre limpos livres de acúmulo de matéria orgânica, com as árvores com a poda que favoreça a passagem dos raios solares para que o solo permaneça sem unidade, estão entre as principais medidas de prevenção.

Casos de leishmaniose visceral tanto em animais como em humanos, vem crescendo em todo o estado e preocupa as autoridades de Saúde.

Como identificar casos suspeitos?

Para as pessoas: em caso de febre persistente, aumento de baço e fígado, é necessário buscar o serviço de saúde mais próximo de sua residência, principalmente se esteve em uma área onde a doença esteja ocorrendo.

Para os cães: em caso de emagrecimento progressivo, feridas e descamações de pele, queda anormal de pelos, aparecimento de ínguas, crescimento anormal de unhas, inchaço de pernas, sangramento de nariz ou de outras aberturas, entre outros sintomas, busque a Vigilância Municipal .

Durante a semana vamos falar mais sobre essa doença, suas consequências e como combater.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista