Saúde - Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023

Vigilância em Saúde alerta para posse e guarda responsável de animais e prevenção a Leishmaniose Visceral

Durante a Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral, a Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista e o Departamento de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, chama a atenção da população sobre a importância da posse e guarda responsável de animais.

Antes de se adotar um animal, tudo deve ser bem pensado e planejado, com o objetivo de garantir uma vida de qualidade para ele. Afinal, os bichinhos estarão sob seus cuidados e precisam receber atenção especial para garantir o bem-estar, como alimentação, vacinação, momentos de lazer e uma boa higiene tanto dele próprio como do local em que vive.

Quando falamos sobre leishmaniose, devemos pensar que o mosquito palha necessita de locais com matéria orgânica em decomposição, sombra e umidade para poder se proliferar, e por esse motivo, manter os quintais livres de fezes de animais, restos de alimentos, frutos e folhas e as árvores com uma poda que favoreça a luz do sol penetrar no solo, são medidas essenciais para combater o mosquito palha.

Outra forma de manter seu bichinho de estimação protegido é a utilização dos repelentes tópicos e as coleiras repelentes.

Isso tudo significa que só o amor pelos pets não é suficiente para uma adoção responsável. É preciso também lembrar que você está lidando com uma vida, que precisa sim de muito amor e carinho, mas que também vai exigir alguns cuidados indispensáveis e que são de extrema importância e seriedade.

Lembrando que a leishmaniose visceral canina não tem cura, mas a prevenção é a melhor forma de combater a doença.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista