Saúde - Terça-feira, 15 de Agosto de 2023

Vigilância Epidemiológica explica como a Leishmaniose Visceral Canina acomete os animais

O quadro clínico dos cães infectados tem características que variam do aparente estado sadio a um severo estágio final.

A Leishmaniose Visceral é uma doença séria que requer muita atenção, por essa razão, a Vigilância Epidemiológica de Paraguaçu Paulista chama atenção para a questão de como a doença acomete o seu animal de estimação. No cão ela é de evolução lenta e início insidioso, o quadro clínico dos cães infectados tem características que variam do aparente estado sadio a um severo estágio final.
Os principais sintomas da Leishmaniose Visceral Canina são perda de apetite, emagrecimento, pelo opaco, queda de pelos, aparecimento de feridas na pele (em especial na face, focinho e orelhas) e, num estágio mais avançado, o crescimento exagerado das unhas e perda dos movimentos das patas traseiras.
O diagnóstico clínico é difícil de ser determinado, pois além do grande número de animais assintomáticos e com manifestações inespecíficas, os sinais clínicos são comuns a outras enfermidades infecto contagiosas que acometem os cães.
Por isso, manter os cães com a coleira repelente, realizar a limpeza dos quintais deixando-os livre de umidade e matéria orgânica e com as podas das árvores que favoreçam a passagem da luz do sol. Prevenir ainda é a melhor opção.
Sinais Clínicos da Leishmaniose Visceral Canina:
- Emagrecimento e apatia
- Queda de pelo
- Descamação e feridas na pele
- Febre irregular
- Conjuntivite
- Crescimento exagerado das unhas
- Diarreia, parestesia de membros posteriores
- Hepatoesplenomegalia