Saúde - Sexta-feira, 18 de Agosto de 2023

Aparecimento de escorpiões aumenta em Paraguaçu e Vigilância em Saúde alerta: veneno não é eficaz

Melhor forma de evitar os animais é manter os quintais e residências limpos e livres de entulhos.

Nos últimos anos o aparecimento do escorpião na área urbana de Paraguaçu Paulista tem aumentado. Na maioria dos casos, as pessoas não sabem como agir e acreditam que a aplicação do inseticida no interior da residência e nos quintais é a saída para a eliminação desse animal. Porém, segundo o Ministério da Saúde, não existe no mercado um produto eficaz no combate do escorpião. Em vez de eliminar o animal, utilizando um inseticida o morador vai desalojar o escorpião e fazer com que ele procure um outro local de abrigo, aumentando assim o risco de acidentes.

Segundo o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde de 2009, os escorpiões se tornam resistentes aos venenos, pois os animais possuem o hábito de permanecer em longos períodos em abrigos naturais ou artificiais como: frestas de paredes, embaixo de caixas, papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras, entre outros, que impedem que o inseticida entre em contato com eles. Além disso, possuem a capacidade de permanecer com seus estigmas pulmonares fechados por um longo período.

Para evitar a presença de escorpiões nas residências, os moradores devem manter os terrenos e quintais limpos, livres de entulhos e fechar bem seus pontos de armazenagem de lixo (sacos, lixeiras, latões, ou outros), pois os escorpiões se abrigam nesses locais e se alimentam de outros animais, como baratas, aranhas entre outros. Além de evitar o escorpião, a limpeza do ambiente evita o surgimento de roedores e também que ocorra o acúmulo de água, importante para o controle do mosquito da dengue.

Sinais e sintomas
Quando há picada por escorpião, a dor é imediata em praticamente todos os casos, além da sensação de formigamento, vermelhidão e suor no local. Após alguns minutos ou horas, principalmente em crianças, que são mais vulneráveis ao envenenamento, podem aparecer outros sintomas, como tremores, náuseas, vômitos, agitação incomum, produção excessiva de saliva, hipertensão, entre outros. A orientação é procurar imediatamente o Pronto Socorro de Paraguaçu para ser avaliado por um médico.

Fonte: Vigilância em Saúde

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista