Saúde - Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023

Vigilância em Saúde realiza Inquérito Sorológico de Leishmaniose Visceral Canina na Barra Funda

O Departamento de Saúde através da Vigilância em Saúde de Paraguaçu Paulista, realizou no último sábado, dia 19 de agosto, a primeira etapa do Inquérito Sorológico de Leishmaniose Visceral Canina no bairro Barra Funda.

A ação será realizada em 6 etapas e deve abranger cerca de 700 imóveis, em 22 quadras. Ela tem por objetivo realizar um levantamento com maior precisão da situação epidemiológica na área prioritária. O Inquérito Sorológico, faz parte do Plano de Enfrentamento a Leishmaniose no município e a área foi escolhida devido aos indicadores apontarem como a área de maior incidência da doença.

Estão envolvidos na ação em torno de 35 profissionais entre colaboradores do Departamento de Saúde e alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar). Além da coleta de sangue, que visa identificar a existência de animais positivos, nesta etapa foi realizada a rotina da vacina antirrábica e os animais que foram testados, caso haja interesse do tutor, serão castrados dentro do programa de castração do município.

Como prevenir?

Para prevenir a Leishmaniose é importante que a população mantenha os quintais livres de matéria orgânica como folhas, fezes de animais, restos de comida, já que é nesse material acumulado que as fêmeas do mosquito palha (transmissor da doença) põem seus ovos e geram uma grande quantidade de novos mosquitos que podem transmitir a doença para pessoas e cães. É indicado também que seja realizada a poda de árvores regularmente mantendo o ambiente com luminosidade, para que os raios de sol toquem e mantenham o solo sempre seco.

A utilização de repelentes e da coleira repelente também são indicados para prevenção da doença em cães.

Vale ressaltar que o manejo ambiental para eliminação de criadouro ainda é a medida com maior eficácia.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista