Saúde - Sexta-feira, 25 de Agosto de 2023

Vigilância em Saúde orienta população a redobrar cuidados com escorpiões

Para evitar acidentes é importante que os moradores se atentarem com algumas situações dentro e fora de casa.

Vigilância em Saúde orienta população a redobrar cuidados com escorpiões

O Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista, através da Vigilância em Saúde, pede a atenção da população para que redobrem os cuidados em casa para evitar acidentes com escorpiões. Isto porque, entre os meses de agosto e setembro a proliferação desses animais aumentam; já que o escorpião se adapta de acordo com as necessidades podendo antecipar a sua reprodução para perdurar a espécie. Em nossa região, a que predomina é a Tityus serrulatus; popularmente conhecida por escorpião-amarelo e a fêmea dá de 15 a 20 filhotes por gestação.

A Vigilância ressalta que os moradores jamais devem fazer a aplicação de venenos com o intuito de acabar com os escorpiões; pois tem pouca eficácia e pode irritá-los, aumentando as chances de picadas.

Em caso de acidentes, é imprescindível procurar em primeiro lugar a Santa Casa de Paraguaçu Paulista, pois é a única Unidade do município que realiza a aplicação do soro antiescorpiônico.

Para evitar acidentes é importante que os moradores se atentarem com algumas situações, como:

ÁREAS EXTERNAS:

- Mantenha limpos quintais e jardins, não acumule folhas secas ou lixo domiciliar;

- Acondicione o lixo em sacos plásticos ou outros recipientes fechados e entregue para o serviço de coleta;

- Elimine baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados, eles são fontes de alimento para os escorpiões;

- Evite entulhos de obras;

- Vedar rachaduras em paredes e calçadas, elas servem de abrigo para os escorpiões;

- Preserve os inimigos naturais do escorpião: corujas, quatis, lagartos, sapos e gambás;

- Evite queimadas em terrenos baldios para evitar o desalojamento;

- Remova folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros;

- Mantenha fossas sépticas bem vedadas;

DENTRO DE CASA:

- Vede soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;

- Vede frestas de portas e batentes, espelho de tomadas e interruptores;

- Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;

- Mantenha berços e camas afastados, no mínimo 10 centímetros das paredes;

- Evite que mosquiteiros e roupa de cama permaneçam em contato com o chão;

- Mantenha todos os pontos de energia e telefone vedados;

- Examine roupas e calçados antes de usá-los, principalmente quando ficaram expostos ou espalhados pelo chão;

Faça sua parte!