.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Segunda-feira, 06 de Novembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Professoras da rede municipal participam de formação

A formação, marcada por momentos de aprendizado, troca de experiências e integração entre os educadores, foi organizada pela UNDIME/SP


Professoras da rede municipal participam de formação

Na quarta-feira, 01/11, professoras da rede municipal de Paraguaçu Paulista participaram da formação “Alfabetização e Letramento através da música”, realizada no município de Assis (SP).

Durante a palestra, a formadora Ludmyla Martins, professora de piano clássico e pedagoga, especialista em conhecimentos voltados à EJA, à música inclusiva, à importância do brincar e das danças circulares, dentre outras habilitações, desenvolveu, de forma dinâmica, importantes reflexões, destacando a música no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries iniciais do Ensino Fundamental. Para Ludmyla, “O som, o ritmo e o movimento são elementos norteadores de um processo espontâneo que ocorre na vida de todo ser humano, independente da sua idade, cultura ou grupo social. Nesse caso, a música em sala de aula torna-se um facilitador da socialização e da linguagem, referenciais importantíssimos ao processo de alfabetização”.

As supervisoras Gláucia de Lima F. Marcon, responsável pela Educação Infantil e Creches, e Marla Cecília G. de O. Enir, pelo Ensino Fundamental, que acompanharam as professoras na formação, reforçam que “O educador, consciente do seu papel de ensinar, apresenta para seus alunos uma diversidade de situações e possibilidades, utilizando-se de estratégias variadas que favorecem a aprendizagem. E uma dessas estratégias é justamente o uso da música”.

A professora Sandra Pereira Tota, que atua na EMEI Dona Cota e participou da formação, fez questão de lembrar que “Ensinar com música torna o ambiente alfabetizador mais descontraído, agradável, leve e envolvente. Com musicalização em sala de aula, cria-se um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, prazer em ouvir e cantar músicas, a socialização, o movimento corporal e a linguagem”.

A formação, marcada por momentos de aprendizado, troca de experiências e integração entre os educadores, foi organizada pela UNDIME/SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Assis.

 

 

Fonte: Departamento de Educação

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista

751 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.