Educação - Sexta-feira, 10 de Maio de 2024

Formação continuada para professores da Rede Municipal

Todas as iniciativas buscam impulsionar o pacto pela alfabetização na idade certa, o estímulo à leitura e o desenvolvimento infantil.

Formação continuada para professores da Rede Municipal

Nesta terça-feira (07/05), professores da Rede Municipal de Ensino participaram de formações do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA), um esforço conjunto entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios para a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2º ano do ensino fundamental.

Nos períodos da manhã e tarde, em salas da ESAPP, as formações dos programas Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) e Alfabetiza Juntos SP reuniram 136 professores da pré-escola, do 1º e 2º anos da Rede Municipal de Ensino.

Paraguaçu Paulista é um polo do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil e está recebendo também participantes das redes municipais de Lutécia e Borá.

Os professores formadores Célia Reginato e Carlos Rogério Coca destacam a importância do olhar que se propõe a qualificar o trabalho pedagógico dos professores da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, estimulando de forma lúdica práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita. O LEEI é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com universidades públicas de todo o País.

Pelo programa Alfabetiza Juntos SP, a formadora Ana Paula de Lima, professora efetiva da Rede Municipal, qualificada pelo Núcleo de Formação do Governo do Estado, está atuando como multiplicadora no Regime de Colaboração entre Estado e municípios. A articuladora municipal do CNCA, professora Marla Gil, esclarece que todo trabalho “Será um efeito cascata, com as equipes municipais recebendo informações e, após, por meio de encontros nos municípios, repassando os conteúdos formativos aos orientadores pedagógicos e professores”.

Além das formações quinzenais previstas, 126 horas no LEEI e 96 horas no Alfabetiza SP, o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada destinou aos municípios o PDDE Compromisso Cantinho da Leitura que viabilizou a instalação de espaços de incentivo a práticas de leitura em sala de aulas das escolas municipais. Em Paraguaçu Paulista, o benefício atendeu 112 salas de aula e 2386 alunos da Rede Municipal de Educação.