Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 17 de Maio de 2024

Prefeitura realiza a entrega de caminhão isotérmico à Associação de Produtores de Leite de Paraguaçu Paulista

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista realizou nesta sexta-feira, dia 17 de maio, a entrega de um caminhão isotérmico à Associação de Produtores de Leite de Paraguaçu Paulista.

Para a gestão atual, é condição imprescindível buscar o fortalecimento das cadeias produtivas locais, assim como buscar a garantia de segurança alimentar. Para um processo de desenvolvimento, o município estruturou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), no qual vem trabalhando para garantir ao consumidor final a segurança alimentar, regulamentando e fiscalizando as Boas Práticas de Fabricação e Procedimento Padrão de Higiene Operacional dos estabelecimentos manipuladores de produtos de origem animal, além de firmar parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada - CATI da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo garantindo assim a capacitação técnica dos produtores e a qualidade do produto final.

Para tanto, faz-se necessário o incentivo nas cadeias produtivas por meio da estruturação e modernização de processos produtivos e de comercialização, ampliação de mercado, agregação de valor, consolidação das organizações sociais visando a oferta de alimentos de boa qualidade, o fortalecimento da agricultura local com melhoria de vida dos agricultores, com geração de emprego e renda. A estruturação da cadeia produtiva de leite se dará pela aquisição de tanques resfriadores de leite para armazenamento nas propriedades com utilização de forma individual ou coletiva, de caminhões-tanque isotérmico para operações de coleta do leite e de caminhões frigorífico para suporte ao processo de comercialização, de capacitação técnica dos produtores, sempre objetivando as escalas de produção e melhoria da qualidade do leite.

A carência destes equipamentos e veículos adequados têm influência direta na obtenção de um produto de boa qualidade além de divergir dos Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade e outras normas vigentes. O processo logístico da coleta de leite cru refrigerado a granel, envolve toda cadeia de transporte, qualidade, ferramentas de funcionalidade e treinamentos para todos os envolvidos tendo como objetivo a identificação das condutas a serem seguidas perante a lei brasileira e também as ferramentas de possível resolução de problema aparente para que possa haver melhorias para toda a cadeia da coleta a granel. Nota-se uma carência de qualidade no transporte, desde os pontos coletados até a chegada na indústria. Esse mecanismo logístico tende a ser controlado de forma eficaz pelos responsáveis. É relevante destacar que segundo o site Embrapa Gado de Leite o “Brasil é o sexto maior produtor de leite do mundo e cresce a uma taxa anual de 4%, superior à de todos os países que ocupam os primeiros lugares”.

A aquisição do caminhão-tanque isotérmico com capacidade de carga útil de 6.000 litros feita pelo município através de convênio com o Ministério da Agricultura e Pecuária/MAPA, utilizou recursos oriundos da Emenda nº 39770007, do Parlamentar Enrico Misasi complementada com recurso do tesouro, visando a complementação do maquinário agrícola do município para apoio ao processo produtivo dos agricultores e fortalecimento da cadeia produtiva do leite regional.