Educação - Quarta-feira, 29 de Maio de 2024

Rede Municipal de Educação realiza atividades na Semana Mundial do Brincar

Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Paraguaçu Paulista organizaram agendas bastante interessantes voltadas à aprendizagem lúdica das crianças

Rede Municipal de Educação realiza atividades na Semana Mundial do Brincar

Para marcar a Semana Mundial do Brincar, que acontece entre os dias 27 e 29 de maio, às escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Paraguaçu Paulista organizaram agendas bastante interessantes voltadas à aprendizagem lúdica das crianças, dando destaque para a importância do brincar na infância.

Foi assim que a EMEI Dona Cota, na segunda-feira (27/05), já deu início às brincadeiras com uma programação inspirada no subtema:“Vem pra roda no ritmo do brincar”. Entre outras atrações encantaram os presentes as cantigas folclóricas, com roda cantada ao som da viola, o Projeto Fazendo Arte e a Menor Aprendiz Mel; cantigas de roda, com a participação dos alunos dos prés ll da EMEI DONA COTA e o apoio dos instrumentos de sopro do Projeto Fazendo Arte; muita brincadeira e ginga na roda de capoeira, com os pequenos tendo contato com os instrumentos, a cultura da roda de capoeira e toda a filosofia desse esporte que acontece em roda.

Para a Supervisora da Educação Infantil, professora Gláucia Marcon, as atividades da Semana do Brincar nas escolas da Rede Municipal não poderiam passar em branco: “O brincar significativo é essencial para o desenvolvimento das crianças. A Semana Mundial do Brincar é uma oportunidade de explorar, experimentar, interagir e criar; oportuniza o fortalecimento das habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais, de forma lúdica e prazerosa. Além disso, o ato de brincar estimula a criatividade, a imaginação, a resolução de problemas e a autonomia das crianças, favorecendo o desenvolvimento integral. Quando as nossas escolas infantis promovem essa Semana dedicada ao brincar estão agindo significativamente para a construção de memórias afetivas que serão extremamente importantes e especiais”, conclui.

Darcilei Pereira Neres, diretora da escola Dona Cota, explicou que, a cada data comemorativa do calendário escolar, a equipe pedagógica busca proporcionar novas experiências de crescimento aos alunos: “Alargar o universo mágico para as crianças é ampliar a construção de vínculos sociais, o compartilhamento de saberes e descobertas, com toda a potência da infância”.