Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 01 de Julho de 2024

Prefeitura Municipal inaugura cobertura da tradicional feira livre da Barra Funda

Além da cobertura, o espaço recebeu um novo pavimento e manutenção nos banheiros.

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou neste domingo (30) a entrega oficial da cobertura da tradicional feira livre da Barra Funda.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Antian, de diretores municipais e vereadores, além de feirantes e comunidade em geral.

A cobertura da feira livre da Barra Funda atende ao anseio dos agricultores e comerciantes da cidade, que ainda de madrugada iniciam seus trabalhos para levar seus produtos aos consumidores, enfrentando chuva e sol todos os domingos.

Sabendo da necessidade de um espaço com proteção e qualidade de trabalho a esses feirantes, o Prefeito Antian determinou ao Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e também ao setor de engenharia do Departamento de Urbanismo e Habitação, que elaborassem um projeto de cobertura do espaço da feira livre. O passo seguinte foi a busca de recursos para concretização do projeto e nesse processo Antian contou com o apoio do Deputado Federal Arlindo Chinaglia (PT), que não mediu esforços para ajudar o município e foi decisivo na conquista.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional aderiu a iniciativa e fez o aporte de R$ 700 mil, que contou com a contrapartida municipal de mais R$ 90 mil como complemento para efetivar o valor total da obra.
Hoje os feirantes não se preocupam mais com as intempéries do tempo e podem comercializar seus produtos em um local coberto e seguro para realizar suas vendas. Um deles é o senhor Demézio Paturi, que comercializa seus produtos na feira há mais de 40 anos e já enfrentou todo tipo de dificuldade. “Para nós essa cobertura foi muito especial, porque na hora que chovia, a gente ficava na chuva, então foi muito bom”, comemorou.

A Elisabete Garcia Guido também disse estar muito feliz agora com o espaço. “Para nós foi muito bom, porque a gente sofria muito debaixo daquelas barracas, principalmente no calor, que era muito insuportável, a gente chegava em casa muito cansado, porque ficava exposto ao sol, então para nós foi uma benção, dou graças a Deus ao prefeito por ter feito essa cobertura para nós”, agradeceu.
Durante a inauguração, o prefeito Antian fez questão de relembrar aos mais jovens sobre a época em que a feira livre ainda era realizada ao lado do túnel de passagem embaixo da linha férrea. Ele destacou que via o sofrimento dos feirantes e isso ficou em sua memória e assim oferecer um local mais adequado para esses trabalhadores se tornou uma das prioridades de sua gestão.
“Nós vimos a dificuldade dos pequenos agricultores em montar e desmontar barraca, às vezes chovia, não dava para fazer do jeito que precisava fazer, então isso é uma grande realização nossa e um desejo meu de retribuir à comunidade”, finalizou o prefeito Antian.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista