Saúde - Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024

Parceria entre Departamento de Saúde e Santa Casa auxilia gestantes e mães no pós-parto em Paraguaçu Paulista

Objetivo é esclarecer diversos aspectos do parto e do pós-parto, criando vínculos e reduzindo a ansiedade das mães.

O curso Maternidade Real, idealizado pelo Departamento de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, em Parceria com a Santa Casa, é ministrado para gestantes e mulheres no puerpério, período após o parto, com o objetivo de esclarecer diversos aspectos do parto e do pós-parto, criando vínculos e reduzindo a ansiedade das mães.
Sonia Romeiro Costa é psicóloga da Rede de Saúde Municipal de Paraguaçu Paulista. Ela explica que o curso conta com profissionais em psicologia, nutricionismo, fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia, assistência social, clínico geral e pediatria, em uma sequência de aulas semanais durante quatro meses, e as mães também fazem uma visita à maternidade. "Este projeto é um curso que nós idealizamos para complementar o pré-natal que é feito nas Unidades Básicas de Saúde, informando às mães de todas as intercorrências que podem acontecer com ela e o bebê, e as preparando antecipadamente para o parto e o puerpério", esclarece. O contato com as gestantes é feito pelos agentes municipais de saúde, que as direcionam para o curso.
A Enfermeira Coordenadora da Maternidade da Santa Casa de Paraguaçu Paulista, Lidiana Giroto Floreste, explica que o curso é importante porque as mães criam uma expectativa muito grande. "Esta parceria é importante porque estas mães não vão apenas ouvir experiências de outras mães. Elas vão ver como é, tirar dúvidas com os profissionais, saber como funciona, tirar dúvidas sobre os acompanhantes, familiares, documentos, para que no momento do parto elas já venham acolhidas e esclarecidas".
Gilzia Dias Paião Guido, de Conceição do Monte Alegre, que está grávida de 30 semanas, diz que o curso é uma oportunidade para tirar dúvidas e conhecer os rostos dos profissionais que vão atender a ela e o bebê. "Faz 16 anos que tive filho, então é muito importante para nós mães nos sentirmos acolhidas e assistidas, estão de parabéns", disse.
Na aula do dia 9 de outubro a psicóloga Elisa Ferreira falou sobre as emoções na reta final da gravidez e no puerpério, esclareceu sobre depressão pós parto e baby blues, que são condições psicológicas que podem afetar as mães no puerpério. Ela também falou sobre a romantização da gravidez e maternidade, preparando as mães para condições que podem ocorrer.

Fonte: Departamento de Saúde/ Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista