Saúde - Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024

Com mamógrafo digital, Paraguaçu Paulista realiza cerca de 180 exames mensais

Os exames são realizados de terça a quinta-feira pelos técnicos em radiologia Roberto Rodrigues e Maria Eliete.

Com mamógrafo digital, Paraguaçu Paulista realiza cerca de 180 exames mensais

Em funcionamento desde março de 2024, na Unidade da Mulher, o aparelho de mamografia digital mudou a qualidade, confiabilidade e precisão do diagnóstico do câncer de mama para as mulheres de Paraguaçu Paulista que procuram as unidades de saúde.
Em uma sala estilizada e aconchegante, o mamógrafo digital tem sido um diferencial na prevenção e tem colocado fim na fila de espera para a realização do exame no município. Roberto Rodrigues, técnico em radiologia, e um dos responsáveis em operar o equipamento, destacou que na época em que o mamógrafo digital foi instalado, o município era um dos 3 no país a adquirir esse tipo de aparelho.
“Paraguaçu Paulista saiu na frente de muitas cidades, no que diz respeito à prevenção da saúde da mulher. Esse exame é fundamental para que a pessoa tenha um diagnóstico rápido e preciso, que pode salvar sua vida, e é justamente isso que esse aparelho faz, dando uma melhor a resolução, qualidade e um diagnóstico mais preciso” e destacou “Em média são realizados cerca de 180 exames mensal na Unidade da Mulher. O tempo de espera para realizar a mamografia depois de agendado é de no máximo 7 dias”.
A indicação é que o exame de mamografia seja realizado uma vez por ano, para todas as mulheres com 50 anos ou mais, para isso, as interessadas devem passar pelo atendimento com a enfermeira de sua unidade de saúde. Para quem tem histórico de câncer de mama na família, a indicação é de que o exame seja realizado a cada 6 meses.
Para as mulheres com idade menor de 50 anos, o exame é realizado com indicação médica.

Fonte: Departamento de Saúde

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista