.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Encontro proporciona às futuras mamães uma imersão nos locais de atendimento durante a gestação e pós-parto.
Nesta terça-feira, dia 1 de abril, gestantes e suas redes de apoio tiveram a oportunidade de visitar a Santa Casa de Paraguaçu Paulista como parte do curso Maternidade Real. Este curso acontece às terças-feiras no Departamento de Assistência Social, às 8h30, mas, excepcionalmente nesta semana, foi realizado nas dependências da Santa Casa. A enfermeira coordenadora da maternidade da instituição, Lidiana Giroto Floreste, guiou as futuras mamães pelos locais que elas frequentarão durante a gestação e após o nascimento do bebê.
A primeira parada foi na Sala de Exames, onde as mamães são avaliadas e têm a oportunidade de ouvir o coração do bebê. Caso necessário, elas são encaminhadas para realizar exames. Se for detectada dilatação e elas estiverem prontas para o parto, o próximo passo é a transferência para a Sala de Parto. Neste espaço, as mães aguardam até serem levadas ao centro cirúrgico para o nascimento. Após o parto, o bebê é encaminhado para uma sala onde são realizados procedimentos como a tipagem cardíaca e o teste do coraçãozinho.
A Santa Casa também conta com incubadoras e um aparelho de fototerapia para casos em que o bebê apresenta níveis elevados de bilirrubina. Outros exames, como o teste do pezinho e da orelhinha, além das vacinas, são realizados posteriormente por um pediatra. Após essa parte da visita, as futuras mamães conheceram o berçário, onde os bebês permanecerão até receber alta. Lidiana explicou que, segundo normas do Ministério da Saúde, mães e bebês são liberados em até 48 horas após o parto se não houver riscos associados. Esse período é considerado essencial para a segurança dos recém-nascidos.
Para finalizar a visita, elas foram ao refeitório, onde Lidiana apresentou fotos do centro cirúrgico e discutiu os sinais comuns da gravidez e os sinais de alerta para a chegada do momento do parto e tirou dúvidas das gestantes. A Santa Casa ainda ofereceu um delicioso café da manhã para as participantes. O próximo encontro do Programa Maternidade Real será realizado novamente no Departamento de Assistência Social na próxima terça-feira, 8 de abril.
Imagens: Santa Casa de Misericórdia de Paraguaçu Paulista
Texto: Matheus Machado - AsCom/Departamento de Saúde
.
.
.
.