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Denis Mendes participa de importante encontro sobre trens turísticos
A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, através do Diretor do Departamento de Turismo, o arquiteto Dênis Mendes de Moraes, aderiu a um importante projeto que deverá potencializar ainda mais o Trem Turístico Moita Bonita, um dos principais atrativos turísticos da Estância hoje. A adesão aconteceu nos dias 26 e 27 de agosto da cidade do Rio de Janeiro, quando foi feito o lançamento do projeto “Trem é Turismo”, uma parceria entre o SEBRAE Nacional e a ABOTTC (Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais). Ao todo são 24 operadoras, incluindo Paraguaçu. No primeiro dia houve uma explanação pelo coordenador Luiz Carlos Barbosa sobre as etapas do projeto que visa incrementar as operações dos trens turísticos e também as atividades correlatas como alimentação, artesanato, suvenires, hotelaria entre outras. Cada representante fez um breve descritivo de cada um dos trens, dando um panorama da realidade de suas operações. No segundo dia foi realizada uma visita ao Trem do Corcovado onde se pode presenciar as atividades do entorno. Segundo Denis Mendes, basicamente, o processo está dividido em 4 partes que serão operacionalizadas no decorrer de 18 meses. A primeira é a “Mobilização, Articulação e Pesquisa”. Nesta etapa inicial, a ABOTTC pretende mobilizar todos os atores relacionados ao projeto através de ações articuladoras que visem o conhecimento das operações e o comprometimento com os seus objetivos e metas. São ações que possibilitarão o envolvimento dos Trens Turísticos e o SEBRAE de cada estado, empreendedores e imprensa. A segunta etapa prevê a “Capacitação”, cujo objetivo é focar na preparação da sustentabilidade empresarial e desenvolvimento estrutural e da qualidade dos territórios envolvidos, reforçando a capacitação dos serviços e da sua comercialização, propondo um modelo que poderá ser aplicado aos demais destinos turísticos de todo o país. “Análise de Competitividade” é a terceira etapa, que seguirá, em complementação às ações de capacitação empreendidas na etapa anterior, a ABOTTC pretende oferecer aos Trens Turísticos e os empreendimentos complementares (base de operação e entorno) a possibilidade de se auto-avaliarem e identificarem o seu grau de competitividade no mercado. E a etapa final será “Acesso à mercado”. A ABOTTC pretende criar ações que possibilitem a inserção e consolidação dos Trens Turísticos e dos empreendimentos complementares no mercado, tais como: a) Criação de um plano estratégico de marketing e estruturação de produtos para receptivos turísticos com abordagem dirigida à economia da experiência, produção associada e identidade cultural; b) Central de negócios: para atender e desenvolver negócios de micro e pequeno porte, relacionados aos empreendimentos complementares, em operações de compras, comercialização e acesso ao crédito junto ao trade turístico. Ao final do projeto, cada operador, como Paraguaçu no caso, terá sido contemplado com: - Pesquisa diagnóstica para aplicar nos empreendimentos do entorno; - Oficina de Direcionamento Estratégico – 8 horas; - Consultoria Individual – 16 horas; - Oficinas de Gestão (cursos de capacitação) – 32 horas; - Consultorias técnicas para empreendimentos – 8 horas cada; - Kits de Orientação para Empreendedor Individual; - Análise da Matriz de Competitividade; - Manual de Plano de Marketing, com capacitação do Agente Local; - Manual de Central de Negócios, com capacitação Agente Local.
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