.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A Secretaria de Saúde registra grande adesão à coleta do Antígeno Prostático Específico (PSA) e a testagem de ISTs, demonstrando que os homens estão priorizando a saúde no lugar da vergonha.
A campanha Novembro Azul da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista alcançou uma excelente adesão na ação realizada ao lado da Praça da Matriz, no último dia 13 de novembro. A grande procura demonstrou que os homens da cidade estão, cada vez mais, priorizando a saúde no lugar do constrangimento, reforçando a importância do diagnóstico precoce.0

Em uma parceria crucial com a Associação do Câncer de Presidente Prudente, que disponibilizou uma unidade móvel, foram realizados 156 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico). Os pacientes realizaram o agendamento prévio nas unidades de saúde e tiveram a amostra de sangue coletada no dia da mobilização. O exame de PSA é vital, pois o câncer de próstata é o segundo mais incidente na população masculina e, muitas vezes, desenvolve-se de forma silenciosa. A prevenção não pode esperar pelos sintomas. A boa notícia é que a taxa de cura do câncer de próstata pode chegar a 98% dos casos quando o diagnóstico é feito logo no início, mas isso só é possível quando o paciente se previne e consegue detectar a tempo. Com o câncer de próstata matando, em média, 47 homens por dia no Brasil, o aumento da conscientização e prevenção, como visto na ação, é fundamental para mudar essa realidade.

A iniciativa na Praça da Matriz ofereceu uma gama completa de serviços de saúde, mostrando a abordagem integral da Secretaria.
A equipe do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento) esteve presente, realizando um número significativo de testes:
90 testes rápidos para HIV e Sífilis
86 testes de Hepatites B e C
Os serviços de imunização também tiveram alta procura. Ao todo, foram aplicadas 56 doses de vacina, sendo 8 doses contra a Gripe, 19 contra a COVID-19, 17 doses de Difteria e Tétano e 12 doses de Hepatite B.
Além da prevenção a doenças específicas, a ação priorizou o cuidado geral: 109 pessoas tiveram a pressão arterial aferida, reforçando a importância da vigilância constante da saúde cardiovascular e metabólica.
A Secretaria de Saúde parabeniza a população masculina pela adesão e reafirma seu compromisso em continuar oferecendo acesso e informação para que o cuidado com a saúde seja uma prioridade o ano todo.
Matheus Machado - Secretaria de Saúde
.
.
.
.