.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Quando detectado precocemente, a probabilidade de cura do câncer de próstata é muito grande
Foi realizada hoje, 24 de novembro, uma ação no Centro de Especialidades Médicas (CEM), uma ação relacionada à Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo informar e estimular a prevenção ao câncer de próstata e outros problemas de saúde masculina. O evento contou com a participação dos voluntários da Associação Paraguaçuense de Combate ao Câncer (APCC), Equipe Multidisciplinar (E-Multi) da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista e SAE/CTA, (Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Acolhimento), além da equipe do CEM. Os pacientes ouviram um depoimento sobre a importância da prevenção, puderam realizar testes rápidos para HIV e Sífilis, receberam brindes e foi disponibilizado um café da manhã especial.

Vail Toledo, que é casado com uma voluntária da APCC, compartilhou com os presentes sua história de luta contra a doença. Ele falou da importância da prevenção, já que fazia os exames anualmente e no único ano que deixou para fazer depois, por ter realizado cirurgia recente, começou a sentir os sintomas. "Dificuldade para urinar, com a urina praticamente em gotas, queimação na uretra, dor, são alguns dos sintomas, mas só aparecem quando a doença já está avançada". Ele contou que depois de retirar a próstata continuou fazendo exames regularmente, e teve que passar por outras intervenções como radioterapia e terapia hormonal para hoje estar em estado de remissão, mas os cuidados não cessaram. A prevenção para detectar o quanto antes qualquer alteração é essencial, tanto para quem não teve a doença quanto para quem já passou por ela.

Para a prevenção, o exame de PSA é vital, pois o câncer de próstata é o segundo mais incidente na população masculina e, muitas vezes, desenvolve-se de forma silenciosa. A prevenção não pode esperar pelos sintomas. A boa notícia é que a taxa de cura do câncer de próstata pode chegar a 98% dos casos quando o diagnóstico é feito logo no início, mas isso só é possível quando o paciente se previne e consegue detectar a tempo. Com o câncer de próstata matando, em média, 47 homens por dia no Brasil, o aumento da conscientização e prevenção, como visto na ação, é fundamental para mudar essa realidade.
.jpeg)
Matheus Machado - Secretaria de Saúde
.
.
.
.