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Administração - Sábado, 09 de Abril de 2011

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Pesquisa indica possível insatisfação do público com as empre-sas de ônibus que servem a cidade

Pesquisa indica possível insatisfação do público com as empre-sas de ônibus que servem a cidade


Pesquisa indica possível insatisfação do público com as empre-sas de ônibus que servem a cidade

Foto: Assessoria de Comunicação – A pesquisa da Prefeitura apontou certa insatisfação dos usuários do transporte Em Paraguaçu Paulista quatro empresas de ônibus prestam serviços a população na cidade, são elas: Em-presa de Transportes Andorinha, Turismar, a Princesa do Norte e a empresa Guerino Seiscento. Cada uma delas oferecem alguns horários e destinos para os usuários saindo de Paraguaçu Paulista. Durante o mês de março, realizando pesquisa popular em busca de melhorias que beneficiem a população, a Prefeitura Municipal detectou uma possível insatisfação dos usuários com algumas empresas de ônibus e imediatamente procurou ouvir pessoas que se utilizam dos serviços e também as justificativas das empresas, buscando iniciar um diálogo com os empresários do setor na busca de soluções para possíveis insatisfações. Alguns usuários das linhas citadas foram ouvidos no Terminal Rodoviário e, uma delas, Olga Mourão, afir-mou que “sempre que precisei viajar fui bem atendida para os meus destinos também nunca tive dificuldade já que sempre consegui aqui mesmo, e se tiver que pegar em Assis pra mim tudo bem, eu só não gosto da catraca são duas e fica difícil de passar ”. Já Ana Paula Corrêa afirmou: “Eu não tenho o que reclamar sempre consegui passagem para onde queria ir, se tiver que pegar o ônibus em Assis é um pouco mais desconfortável, mas o que se pode fazer se não tem linha aqui”. José Carlos da Silva foi mais incisivo quando disse que precisa ter mais atenção por parte das empresas: “Alguns funcionários, pelo cansaço ou insatisfação, atendem mal os passageiros e nas viagens mais longas alguns ônibus apresentam muito barulho e isso é muito ruim, principalmente nos horários noturnos”. “Pra mim está satisfatório quando viajo sou bem atendida e consigo ônibus para o meu destino, eu não tenho o que reclamar” – afirmou Carla da Silva Santos. Joaquim Pereira disse que: “Em alguns momentos nós viajamos por ônibus que já foram utilizados ou estão vindo de longe e aí o cheiro é ruim e a sujeira também, por isso precisamos que as empresas renovem sempre seus carros e mantenham limpeza em todas as rodoviárias, pois tem dia em que fica difícil”. E Maria Silva disse que o problema são os pontos dentro da cidade: “Tem ônibus que para num ponto e outro não, tem ônibus que não para em nenhum e, além disso, os pontos também estão em péssimo estado e precisam ser reformados e iluminados, pois os passageiros, enquanto esperam ficam inseguros e se a empresa se propôs a parar para o embarque e o desembarque dos passageiros naqueles pontos, deveria deixar tudo bem arrumado. Os pontos poderiam ser padronizados e todas as empresas pararem no mesmo local”. Jaime Pereira Leme, representante das empresas Andorinha, Turismar e Princesa falou dos horários e da dificuldade de se colocar outros destinos saindo de Paraguaçu. “No caso da empresa Andorinha, nós temos dois horários que atendem de Paraguaçu a São Paulo, que são os das 14h20 e 22h40 que passam por Assis. O retorno de São Paulo a Paraguaçu são os seguintes horários: o das 9h e o das 22h30, nesse caso esses carros vão até a cidade de Presidente Prudente e saem de Paraguaçu as 5h e as 16h10 passando por Quatá, Rancharia e Martinópolis. Os ônibus dessa empresa são carros simples, com 42 lugares e com apoio para as pernas, eu acredito que até o final do ano possam haver mudanças nos carros, mas não há nada certo. Quando o passageiro quer outro destino como Campinas, Piracicaba, Americana, Rio de Janeiro, Campo Grande e Cuiabá fazemos conexão em Assis.” – informou Jaime. No caso da Turismar, oferece uma linha circular na cidade de Paraguaçu com os itinerários Paraguaçu a Marília, com os horários das 6h, 9h20 e 16h30 passando por Lutécia, Oscar, Bressane e Marília, na volta o percurso é o mesmo estendido até Iepê, com os horários das 10h, as 15h20 e 18h30. O ônibus que faz a linha Paraguaçu-Iepê é um carro novo, segundo informou o agente, e o que faz Paraguaçu-Marília é um carro intermediário, mas não há previsão de mudanças de horário, nem de acrescentar mais linhas. Já a Empresa Princesa do Norte faz a linha Paraguaçu-Maringá às 7h40 e às 15h. Neste caso, ela passa por Rancharia, Iepê, Nantes e Porecatu. Se o destino for Curitiba é feita baldeação por Assis. Com essa empresa se repete o caso, não existe previsão de mudanças”. Elenise de Moura Gaúcho, funcionária da empresa que presta serviços para a Guerino Seiscento explica como é funcionamento da empresa na cidade de Paraguaçu. “De Paraguaçu saem ônibus com destino a Assis e a Presidente Prudente que passam por João Ramalho, Martinópolis e Quatá. Existe um carro que sai de Londrina e passa por Paraguaçu com destino a Quatá e Tupã. Nós oferecemos vários horários, por exemplo: a linha para Prudente temos os horários 7h05, 9h45, 13h40, 16h05 e 20h15 e para Assis, as linhas de circular são: as 10h, 11h40, 13h50, 17h50 e 20h35 e depois ainda temos os horários do ônibus rodoviários que são: Assis a Londrina as 7h10, 9h20, 11h20 e 17h20 e a linha com destino a Tupã que circula as 9h10, 14h40, 17h40 e 19h40. Os ônibus utilizados nos transportes são carros novos, como é o caso da linha suburbana, carros com acessibilidade para o deficiente, com aquele equipamento de elevação, na linha rodoviária são também carros novos que começaram a rodar neste ano”. De um modo geral as reclamações e os elogios às empresas se equivaleram, mas como a Prefeitura de Paraguaçu Paulista, em outros anos reuniu as empresas individualmente para avaliar os serviços e as condições, havendo o interesse, novas rodadas de debates poderão acontecer, com vistas à melhoria geral de todos os serviços. Na ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres e na Artesp – Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo, as empresas que aqui atuam se encontram regularizadas e as reclamações registradas nas ouvidorias são encaminhadas às empresas para providências.

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