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Sistema de distribuição de medicamentos visa melhoria da qualidade do atendimento na Farmácia Cidadã
A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Saúde, iniciou no mês de fevereiro deste ano, a implantação do Sistema Nacional Hórus de Assistência Farmacêutica na Farmácia Cidadã. Desenvolvida pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde, a ferramenta oferece gratuitamente ao município o acompanhamento individualizado do uso de medicamentos e o controle da distribuição e do estoque em tempo real, permitindo a melhoria da qualidade da informação, do gasto e da segurança dos pacientes. Com o novo programa, as pessoas tem acesso ao custo de cada medicamento na hora em que o recebem e o governo pode controlar a regularidade com que os remédios são fornecidos, além de saber se o paciente foi buscá-los na data marcada. De acordo com a responsável pela assistência farmacêutica em Paraguaçu, Cintia Funabashi, a implantação do sistema já gerou resultados positivos no município e no acesso a Farmácia Cidadã. “Agora temos menos filas no dispensário, os usuários que vão fazer a retirada dos medicamentos psicotrópicos e que antes tinham que comparecer ao local a cada 30 dias, hoje procuram o serviço a cada 60 dias, então conseguimos diminuir o fluxo de pessoas e melhorar a qualidade do nosso atendimento”, disse. Segundo Cintia, devido ao sucesso do atendimento por meio do Hórus, novos medicamentos serão incluídos no sistema, que a partir de agora vai compreender também medicamentos do componente básico, principalmente aqueles voltados ao tratamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, asma e rinite. “Esses medicamentos estarão diariamente sendo incluídos na dispensação do Sistema Hórus e não haverá nenhum impacto sobre o atendimento da população, isso não vai gerar filas, não vai gerar tumultos, porque os pacientes já estão cadastrados no sistema”, declarou. Além disso, o período de entrega desses medicamentos de uso continuo também será alterado e os pacientes receberão os remédios para um prazo de 60 dias. “Nós temos como meta mais uma vez evitar as filas, tumultos e transtornos e mais uma vez oferecer um serviço de qualidade e um bom atendimento a nossa população, então a gente quer diminuir realmente o número de atendimentos diários, quer melhorar o acesso e evitar que o usuário tenha que retornar mensalmente para retirar a mesma medicação”, finalizou Cintia Funabashi. Atualmente, cerca de mil usuários passam pela Farmácia Cidadã todos os dias. O local oferece sete guichês de atendimento simultâneo e as pessoas recebem senha por ordem de chegada, orientadas pela Guarda Civil, sempre presente no local. Foto: Assessoria de Comunicação (Farmacia) – Farmácia Cidadã – novo sistema para melhoria dos serviços prestados à população
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