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Administração - Sexta-feira, 24 de Maio de 2013

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Sistema de distribuição de medicamentos visa melhoria da qualidade do atendimento na Farmácia Cidadã

Sistema de distribuição de medicamentos visa melhoria da qualidade do atendimento na Farmácia Cidadã


Sistema de distribuição de medicamentos visa melhoria da qualidade do atendimento na Farmácia Cidadã

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Saúde, iniciou no mês de fevereiro deste ano, a implantação do Sistema Nacional Hórus de Assistência Farmacêutica na Farmácia Cidadã. Desenvolvida pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde, a ferramenta oferece gratuitamente ao município o acompanhamento individualizado do uso de medicamentos e o controle da distribuição e do estoque em tempo real, permitindo a melhoria da qualidade da informação, do gasto e da segurança dos pacientes. Com o novo programa, as pessoas tem acesso ao custo de cada medicamento na hora em que o recebem e o governo pode controlar a regularidade com que os remédios são fornecidos, além de saber se o paciente foi buscá-los na data marcada. De acordo com a responsável pela assistência farmacêutica em Paraguaçu, Cintia Funabashi, a implantação do sistema já gerou resultados positivos no município e no acesso a Farmácia Cidadã. “Agora temos menos filas no dispensário, os usuários que vão fazer a retirada dos medicamentos psicotrópicos e que antes tinham que comparecer ao local a cada 30 dias, hoje procuram o serviço a cada 60 dias, então conseguimos diminuir o fluxo de pessoas e melhorar a qualidade do nosso atendimento”, disse. Segundo Cintia, devido ao sucesso do atendimento por meio do Hórus, novos medicamentos serão incluídos no sistema, que a partir de agora vai compreender também medicamentos do componente básico, principalmente aqueles voltados ao tratamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, asma e rinite. “Esses medicamentos estarão diariamente sendo incluídos na dispensação do Sistema Hórus e não haverá nenhum impacto sobre o atendimento da população, isso não vai gerar filas, não vai gerar tumultos, porque os pacientes já estão cadastrados no sistema”, declarou. Além disso, o período de entrega desses medicamentos de uso continuo também será alterado e os pacientes receberão os remédios para um prazo de 60 dias. “Nós temos como meta mais uma vez evitar as filas, tumultos e transtornos e mais uma vez oferecer um serviço de qualidade e um bom atendimento a nossa população, então a gente quer diminuir realmente o número de atendimentos diários, quer melhorar o acesso e evitar que o usuário tenha que retornar mensalmente para retirar a mesma medicação”, finalizou Cintia Funabashi. Atualmente, cerca de mil usuários passam pela Farmácia Cidadã todos os dias. O local oferece sete guichês de atendimento simultâneo e as pessoas recebem senha por ordem de chegada, orientadas pela Guarda Civil, sempre presente no local. Foto: Assessoria de Comunicação (Farmacia) – Farmácia Cidadã – novo sistema para melhoria dos serviços prestados à população

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