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Administração - Sexta-feira, 25 de Abril de 2014

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Indústrias e comércios devem se preparar para logística reversa de seus produtos

Indústrias e comércios devem se preparar para logística reversa de seus produtos


Indústrias e comércios devem se preparar para logística reversa de seus produtos

Os pneus quando chegam ao final de sua vida útil e não são recolhidos e tratados de forma correta causam danos, muitas vezes irreversíveis, ao meio ambiente. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), criada em 2010, segue essa linha e um de seus pilares é a logística reversa, processo que retorna aos geradores, seus produtos para que eles sejam tratados ou reaproveitados em novos produtos. A ideia da logística reversa é que todos os produtores devem solucionar os problemas ambientais gerados pelo resíduo originado do consumo de seus produtos. A logística reversa é o processo, em que há uma responsabilidade da empresa com os produtos utilizados e descartados pelos seus consumidores. A ideia é que um pneu, depois de usado retorne, a empresa para que não seja jogado no meio ambiente e cause impactos. Mas a questão é saber qual o interesse em investir neste processo por parte das revendas que são representantes dos fabricantes de pneus. Parcerias com as prefeituras podem ser feitas, a exemplo do que já acontece com as embalagens vazias de agrotóxicos, mas não toda a responsabilidade recair sobre o poder publico. As prefeituras podem ceder terrenos e as borracharias, revendas ou a própria população local podem fazer o descarte dos pneus usados. Como funcionará na prática: exemplo de logística reversa Uma empresa fabricante de pneus deverá receber de volta seus produtos já usados. O consumidor, após usar os pneus, deverá encaminhá-los a postos de coleta específicos (que podem estar instalados no comércio onde ele adquiriu), onde serão retirados pelo fabricante (ou em parcerias). O fabricante reutilizará estes pneus usados, após passar por determinados procedimentos, na linha de produção de pneus novos ou outros produtos. Desta forma, a logística reversa impedirá que estes pneus sejam descartados em rios ou terrenos, poluindo o meio ambiente. A função de cada setor no processo: consumidores: devolver os produtos que não são mais usados em postos (locais) específicos. Comerciantes: instalar locais específicos para a coleta (devolução) destes produtos. Indústrias: retirar estes produtos, através de um sistema de logística, reciclá-los ou reutilizá-los. Governo: criar campanhas de educação e conscientização para os consumidores, além de fiscalizar a execução das etapas da logística reversa. Os principais produtos que farão parte do sistema de logística reversa: pneus, pilhas e baterias, embalagens e resíduos de agrotóxicos, lâmpadas fluorescentes, de mercúrio e vapor de sódio, óleos lubrificantes automotivos, peças e equipamentos eletrônicos e de informática, eletrodomésticos (geladeiras, fogões, micro-ondas, freezers, etc.).

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