.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Sábado, 10 de Setembro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Rede Municipal de Paraguaçu fica com IDEB acima da média nacional

Rede Municipal de Paraguaçu fica com IDEB acima da média nacional


Mais uma vez o desempenho dos alunos da rede de ensino municipal de Paraguaçu Paulista foi a comprovação da educação de qualidade oferecida pelas escolas municipais de ensino fundamental. Já desde 2007 as escolas vem atingindo resultados satisfatórios e, nesse ano (base de 2015), os resultados dos exames padronizados comprovaram a qualidade e as médias alcançadas ficaram acima da média nacional. No ensino fundamental – ciclo 1, ou seja, nas escolas onde é ofertado ensino do 1º ao 5º ano, os alunos da rede municipal de Paraguaçu atingiram uma média no IDEB de 6,4 contra uma meta nacional de 6,0. Já nas escolas de 5º ao 9º ano, a meta nacional estipulada para 2015 era de 4,9 e as escolas de Paraguaçu ficaram com um IDEB de 5,1. O IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb), obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4º e 8º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio), com informações sobre rendimento escolar (aprovação). Estudos e análises sobre qualidade educacional raramente combinam as informações produzidas por esses dois tipos de indicadores, ainda que a complementaridade entre elas seja evidente. Um sistema educacional que reprova sistematicamente seus estudantes, fazendo com que grande parte deles abandone a escola antes de completar a educação básica, não é desejável, mesmo que aqueles que concluem essa etapa de ensino atinjam elevadas pontuações nos exames padronizados. Por outro lado, um sistema em que todos os alunos concluem o ensino no período correto não é de interesse caso os alunos aprendam muito pouco na escola. Em suma, um sistema de ensino ideal seria aquele em que todas as crianças e adolescentes tivessem acesso à escola, não desperdiçassem tempo com repetências, não abandonassem a escola precocemente e, ao final de tudo, aprendessem. Sabe-se que, no Brasil, a questão do acesso à escola não é mais um problema, já que quase a totalidade das crianças ingressa no sistema educacional. Entretanto, as taxas de repetência dos estudantes são ainda bastante elevadas, assim como a proporção de adolescentes que abandonam a escola antes mesmo de concluir a educação básica. Outro indicador preocupante é a baixa proficiência obtida pelos alunos em exames padronizados, como foi o caso desse ano na maior parte dos municípios. Com esse resultado, o que vem se repetindo já há alguns anos, Paraguaçu Paulista demonstra que está no caminho certo e comprova o excelente trabalho dos professores, equipes escolares e equipes gestoras, à frente da rede municipal de educação paraguaçuense, com resultados muito satisfatórios e acima da média nacional. O Ideb foi desenvolvido para ser um indicador que sintetiza informações de desempenho em exames padronizados com informações sobre rendimento escolar (taxa média de aprovação dos estudantes na etapa de ensino) e a relação disso com a qualidade do ensino ofertado, o que pode ser notado pelos alunos que atingem a meta (ou superam), ao final de cada ciclo.

289 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.