Obras - Domingo, 25 de Abril de 2010

Prefeito Ediney consegue antecipar e DAEE abre a licitação para reconstrução do Grande Lago

Foto: Jamil Foto & Vídeo - Hoje o complexo do Grande Lago e o Pequeno Lago (antigo balneário hoje Escola Ambiental) estão destruídos, mas em maio as obras de recuperação terão inicio e em breve a Estância Turística terá seu dispositivo pronto para uso. No detalhe a cópia da publicação do Diário Oficial do estado de São Paulo – edição Em visita à São Paulo o prefeito municipal de Paraguaçu Paulista, dr. Ediney Taveira Queiróz, fez questão de visitar a Secretaria Estadual de Saneamento e Energia e o Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica, solicitando uma intervenção para que o processo de reconstrução do Grande Lago fosse agilizado. “Nós precisamos da reconstrução do Grande Lago, pois além de ser um dos principais atrativos turísticos de Paraguaçu é um grande sonho da população em ver de novo o nosso Grande Lago funcionando”. – finalizou o prefeito. O pedido do prefeito Ediney surtiu efeito, pois menos de um mês de sua visita à São Paulo, após as devidas avaliações e projeções, a prefeitura municipal de Paraguaçu Paulista recebeu uma grande notícia nesta sexta-feira: o Diário Oficial do Estado publicou na sua edição de 23 de abril o edital que normatiza a licitação, visando a contratação dos serviços de reconstrução do Grande Lago. As barragens localizadas no Ribeirão Alegre foram danificadas por fortes chuvas em janeiro de 2007 e acabaram rompendo totalmente no verão de 2009. O Governo do Estado de São Paulo vai investir R$ 14 milhões na construção de duas represas de uso múltiplo em Paraguaçu Paulista e o edital de licitação publicado na edição desta sexta-feira afirma que as obras serão executadas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Saneamento e Energia, com o objetivo recuperar o complexo Grande Lago e do Pequeno Lago, a mais importante área de turismo e lazer do município até o momento de sua destruição. Com a reconstrução das barragens, a Prefeitura pretende implantar um moderno balneário às margens do ribeirão, com equipamentos como ciclovia, trilhas, estações de ginástica, pista de cooper, mini campos de areia, vôlei de praia, campos de futebol, play-grounds, mirantes, orquidário, unidades de educação ambiental, pier apropriado à pesca esportiva amadora, pedalinho, remo, canoagem, além de estacionamento, quiosques e lanchonetes, postos de fiscalização e sanitários, além recomposição florestal da Área de Preservação Permanente do contorno dos lagos com o reflorestamento de 110 hectares com espécies nativas. As propostas serão abertas dia 27 de maio e a expectativa é iniciar as obras no início do segundo semestre deste ano com um prazo de execução de 12 meses. “Hoje temos a certeza de que estamos no caminho certo, pois temos nos dedicado àquilo que traz melhorias, divisas e qualidade de vida para a cidade e para a população. Estamos felizes e em 2011 vamos inaugurar esta barragem e começar a encher nosso Grande Lago” – finalizou emocionado o dr. Ediney.