Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018

Paraguaçu comemora o Dia Mundial Dos Animais


Paraguaçu comemora o Dia Mundial Dos Animais

O município celebra com a concretização de diversas atividades em defesa dos animais.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

04/10/2018

Paraguaçu Paulista comemorou o Dia Mundial dos Animais, celebrado neste dia 4 de outubro, com a concretização de diversas atividades implementadas pela Prefeitura em defesa dos animais.

Dessas iniciativas, algumas atividades que vêm sendo executadas no município por meio do Departamento de Meio Ambiente, são as Campanhas de Educação em Posse Responsável, o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos em Situação de Abandono, além do alerta à população de que a prática de abandono e maus tratos de Animais é crime previsto em lei.

A engenheira agrônoma e coordenadora do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos em Situação de Abandono, Priscilla Ruiz, “o principal foco d Programa é a disseminação das diretrizes da posse responsável e o controle da população de animais em situação de abandono.

Priscilla informa que, até janeiro de 2019, deverão ser castrados 240 animais. “Quando comparado com a demanda, esse número ainda é pequeno, mas quando comparado com o número de animais que deixa de ser somado à população canina e felina do município, é um grande avanço”, afirma.

Em uma conta simples, Priscilla esclarece que, se levarmos em conta que cada animal procria em média quatro filhotes, que são duas crias por ano, o resultado é de um total de 1.920 filhotes por ano. “É um número extremamente significativo, principalmente quando se trata de animais que não receberiam nenhum tipo de acompanhamento e que muitos morreriam por doenças, fome, atropelamentos e, infelizmente, pela prática de crueldades que algumas pessoas os sujeitam”, apontou.

No caso de maus tratos de animais, o número de ocorrências ainda é grande no município, de acordo com Priscilla. “O Programa de Proteção aos Animais tem como próximo passo a fiscalização e a aplicação de multas, e outras sanções previstas em lei, para aqueles que forem denunciados ou flagrados cometendo o mau trato”, informou na engenheira.

Ainda que se intensifique a fiscalização e a municipalidade aplique multas, a prefeita Almira Garms reforça que, para reduzir a crueldade da prática de maus tratos e o número de abandono de animais, é necessário que toda a população participe. “Os protetores voluntários têm feito um trabalho incrível no município, mas tamanha responsabilidade não ficaria concentrada nas mãos de poucos se toda a população fizesse a sua parte”, ressaltou a prefeita.

Cuidados

Se você tem animais de estimação, seja um tutor responsável. Atente para a importância de manter o calendário de vacinas em dia, cuide da higiene e limpeza do seu animal e do espaço que ele vive, ofereça acompanhamento veterinário quando necessário, não deixe seu animal solto nas ruas, castre seu animal. Neste último caso, a castração é importante para reduzir o alto índice da população canina e felina do município, além de trazer benefícios para a saúde do animal e de ser o meio mais eficaz para a redução dos índices de abandono e maus tratos.

“Se cada cidadão não participa da solução, então ele contribui com o problema. Por isso, pedimos que todos sejam conscientes, não maltratem, não abandonem e denuncime tais situações, pois somente com a participação de todos é que programas como os que são desenvolvidos pela Prefeitura, podem atingir as metas necessárias para as mudanças que todos querem ver”, finalizou a prefeita Almira Garms.

ILUSTRAÇÃO

Paraguaçu Paulista comemorou o Dia Mundial dos Animais, celebrado neste dia 4 de outubro, com a concretização de diversas atividades implementadas pela Prefeitura em defesa dos animais (Foto Ilustrativa)

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

TELEFONES PÚBLICOS

Prefeitura Municipal
  • Tel: (18) 3361-9100
Assistência Social
  • Tel: (18) 3361-6770
Departamento Municipal de Saúde
  • Tel: (18) 3361-9910

Ver todos os telefones...

NEGOCIE SUA DÍVIDA.