Saúde - Quarta-feira, 03 de Outubro de 2018

Câncer de mama: saiba como fazer o autoexame

O autoexame das mamas é indicado a partir dos 20 anos

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

03/10/2018

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo. De acordo com o Grupo de Estudos do Câncer de Mama (GBCAM), cerca de 52 mil novos casos de tumor de mama são diagnosticados por ano. Só neste ano, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que 60 mil mulheres serão acometidas com a doença e, aproximadamente, 13 mil pacientes morrerão.

A doença, no entanto, tem muitas chances de cura, quando detectada em fases iniciais. Uma das principais orientações é a realização do autoexame regularmente a partir dos 20 anos de idade. Conhecer o próprio corpo é uma forma de saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres através do autoexame.

Embora o toque seja eficaz, esse não é o único meio eficaz de prevenção, pois no início do desenvolvimento, o nódulo não tem tamanho suficiente para ser percebido pelo toque. A orientação médica é para fazer a mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade.

Em Paraguaçu Paulista, as paraguaçuenses têm uma unidade de saúde específica para o atendimento ao público feminino. É a Unidade de Atendimento da Mulher, localizada na Rua Barão Do Rio Branco, próximo ao Ginásio de Esportes Magalhães Padilha. Basta agendar a consulta com o médico, para que seja feito o encaminhamento dos exames preventivos necessários.

Como fazer o autoexame

- O autoexame é recomendado a partir dos 20 anos de idade;

- A periodicidade deve ser mensal;

- O ideal é fazer a palpação das mamas entre o quarto e o sexto dias após o fim do fluxo menstrual;

- Mulheres que não menstruam devem fixar uma data para fazer a avaliação;

- As mulheres devem fazer a apalpação dos seios em frente ao espelho e durante o banho ou deitadas;

- Na frente do espelho, a mulher deve observar se há deformação ou alteração no formato das mamas, abaulamentos ou retrações e feridas ao redor do mamilo;

- No banho ou deitada, a mulher deve observar a presença de caroços nas mamas ou axilas e secreção nos mamilos.

É importante salientar que encontrar um nódulo não quer dizer que seja um câncer. Só um médico pode fazer o diagnóstico após exames.

Ilustração

Conhecer o próprio corpo é uma forma de saber o que é e o que não é normal em suas mamas (Desenhos: Iara Naika)

Fotos:

Em Paraguaçu Paulista, as paraguaçuenses têm uma unidade de saúde específica para o atendimento ao público feminino. É a Unidade de Atendimento da Mulher, localizada na Rua Barão Do Rio Branco, próximo ao Ginásio de Esportes Magalhães Padilha. Basta agendar a consulta com o médico, para que seja feito o encaminhamento dos exames preventivos necessários (Fotos Ilustrativas)