Saúde - Terça-feira, 20 de Novembro de 2018

TODOS CONTRA O MOSQUITO

Paraguaçu Paulista terá mutirão contra o mosquito Aedes, de 26 de novembro a 1º de dezembro

Na próxima segunda-feira, o Mutirão de Limpeza "Todos contra o mosquito" começa pelo Bairro Barra Funda

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

20/11/2018

Ninguém está sozinho na luta contra o Aedes aegypti. Estamos todos contra o mosquito. Ele é responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika. As pessoas infectadas podem sofrer diversas consequências graves, inclusive ter a vida interrompida por uma dessas doenças. Precisamos combater o mosquito para que as histórias não se repitam.

“Vamos nos mobilizar. Peço que cada um fale com seus vizinhos, amigos e familiares. O perigo é para todos. O combate também. E todos temos que fazer nossa sua parte”, conclamou a prefeita Almira Garms ao informar que o Mutirão de Limpeza "Todos contra o mosquito" acontecerá em Paraguaçu Paulista na próxima semana, entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro.

As equipes da Prefeitura de Paraguaçu Paulista iniciarão o Mutirão pelo Bairro Barra Funda no dia dia 26, próxima segunda-feira. A orientação é para que os moradores juntem todo o tipo de entulho como garrafas, pneus, latas e móveis velhos e coloquem na manhã da segunda-feira na rua em frente a sua casa. A coleta será feita pelo caminhão da Prefeitura bairro a bairro.

Os moradores de Paraguaçu serão avisados por meio da imprensa um dia antes da data marcada para o Mutirão passar no seu bairro. No dia 27, por exemplo, já adiantamos que o mutirão passará pela Vila Priant, Jardim Panambi, Jardim Alvorada, Jardim Aeroporto, Centro (da Avenida Galdino até a Avenida Brasil).

No dia 28, as equipes da Prefeitura passarão pela Vila Galdino, Jardim Tênis Clube, Jardim América, Jardim Bela Vista e Vila Nova.

No dia 29, o Mutirão "Todos contra o mosquito" passará pela Vila Fercon, Murillo Macedo, Vila Gammon e Francisco Roberto.
No Dia 30, o Mutirão passará pelo Jardim das Oliveiras, Mário Covas, Vila Marin, Parque Das Acácias, Residencial Viena e Conjunto Aldo Paes Leme.
E no dia 1º de dezembro, para encerrar a campanha, as equipes passarão pela Vila Athaíde, Vila Affini, Jardim Paulista, Lina
Leuzzi e Parque das Nações.

A diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim reforça que os moradores devem juntar todo tipo de entulho como garrafas, pneus, latas e móveis velhos e colocar na rua, e não na calçada, para que possam ser recolhidos pelas equipes da Prefeitura. “E lembrem-se! Não estamos sozinhos. Estamos todos contra o mosquito”, enfatizou Cristiane Bonfim.

Um mosquito, doenças e fatalidades

Dengue – Um simples mosquito pode mudar sua vida para sempre. Foi o que aconteceu com Inácio, Tatiane e Elaine (nomes fictícios), que perderam seus filhos para a dengue. O combate é um dever de todos e impede o mosquito de fazer mais vítimas. Faça sua parte e converse com seus amigos, familiares e vizinhos sobre sintomas e formas de combate.

Chikungunya - O pai de Girlan adorava o trabalho, a mãe de Renata era superativa e a esposa de Oséas amava tocar violão (nomes fictícios). Mas por causa das dores da chikungunya, eles deixaram de fazer o que mais amavam, e até mesmo tarefas simples se tornaram extremamente difíceis. O combate é uma tarefa de todos. Faça sua parte.

Zika - Os filhos de Silvino, Susana e Amanda (nomes fictícios) nasceram com microcefalia por causa do zika. O mosquito mudou os planos de todos eles, mas não foi capaz de apagar o amor que une pais e filhos. Gestantes necessitam de um cuidado ainda maior com relação ao Aedes aegypti, mas a melhor maneira de evitar o zika vírus é combatendo o mosquito. Faça sua parte.

FOTOS

Além do Departamento de Saúde, todos os setores da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, como o de Obras e o de Educação, estarão envolvidos no Mutirão de Limpeza "Todos contra o mosquito", como já ocorreu no ano passado com o envolvimento dos alunos da rede municipal de ensino (Fotos: Departamento de Saúde/Cedidas)