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PROCON - Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018

Procon de Paraguaçu dá dicas ao consumidor na hora das compras de Natal


Procon de Paraguaçu dá dicas ao consumidor na hora das compras de Natal

A pressa e a tentação em gastar o 13º salário são os principais motivos para compras impulsivas

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

17/12/2018 – 09h45

 

Dezembro é sinônimo de lojas cheias, filas nos caixas, pacotes coloridos e muita correria para encontrar o melhor presente. Muitas vezes, a pressa e a tentação em gastar o 13º salário são os principais motivos para compras impulsivas. Aí é que está a armadilha, de acordo com a coordenadora do Procon de Paraguaçu Paulista, Sílvia Lucas da Silva Alvim. “Com as festas de fim de ano, os consumidores podem ter dor de cabeça com as compras de presentes de Natal. Por isso que sempre orientamos preventivamente a se organizar e não se deixar levar pelo impulso”, orienta Sílvia.

Com o aumento das compras de fim de ano, pode haver também uma elevação do número de reclamações dos consumidores junto ao Procon. Para evitar prejuízos e arrependimentos no futuro, a coordenadora do Procon Sílvia dá algumas dicas sobre os seus direitos e deveres dos consumidores:

- pesquisar preços atrelados à qualidade e evitar compras por impulso devem ser o ponto de partida para este momento;

- para evitar frustrações com presentes não entregues na data, é aconselhável fugir das compras de última hora;

- a aceitação de cheques uma liberalidade dos estabelecimentos, porém esta restrição deverá ser informada de maneira clara, precisa e principalmente ostensiva, com cartazes em local de fácil visualização;

- a aceitação de cartões também é uma liberalidade dos lojistas. Mas, ao aceitar esta forma de pagamento não poderá impor limite mínimo.

- no caso do fornecedor aceitar vários meios de pagamento (cheque, cartão de crédito, cartão de débito, dinheiro, etc.), ele poderá conceder descontos de acordo com a forma pela qual recebe o pagamento. Porém as informações relativas aos preços diferenciados devem ser facilmente perceptíveis, sem a necessidade por parte do consumidor de qualquer esforço para compreender de que os vários preços dos produtos ou serviços expostos são decorrentes de eventuais descontos oferecidos, conforme o prazo ou o meio de pagamento disponível e aceito pelo fornecedor;

- nas compras a prazo, como os juros não são tabelados, deve-se pesquisar as taxas praticadas entre as financeiras. O consumidor tem direito à informação prévia e adequada sobre: preço à vista em moeda corrente, montante de juros de mora da taxa efetiva anual de juros, acréscimos legalmente previstos, número e periodicidade das prestações e, valor total a pagar, com e sem financiamento;

- os estabelecimentos podem praticar diferentes políticas de troca. Lojas físicas não são obrigadas a efetuar trocas por causa do tamanho do produto ou porque o presenteado não gostou;

- quando a compra for efetuada fora do estabelecimento comercial (internet ou telefone, por exemplo), o consumidor pode exercer o direto de arrependimento, independente do motivo. O prazo para isso é de sete dias – contados a partir da data da compra ou do recebimento do produto;

problemas com o produto: o Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre vícios aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do problema;

- produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos devidamente legalizados seguem as mesmas regras dos nacionais;

- e não deixem de consultar no site da Fundação Procon-SP os sites que não são confiáveis.

A principal orientação é para que o consumidor consulte o Procon em caso de “qualquer dúvida estaremos à disposição para atender”, ressalta a coordenadora Silvia.

O Procon de Paraguaçu Paulista está localizado na Rua 15 de novembro, nº 500, e o telefone para contato é o (18) 3361-7373.

 

Foto Ilustrativa

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