Educação - Sexta-feira, 29 de Março de 2019

Educação de Paraguaçu aplica simulado on-line para alunos, em preparação ao SAEB 2019

A avaliação do SAEB será aplicada em todo Brasil em outubro e é referência para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

29/03/2019 – 15h10

A Rede Municipal de Educação de Paraguaçu Paulista aplicará, até o dia 5 de abril próximo, um simulado on-line para os alunos dos 5º e 9º anos que visa à preparação para a prova prática do SAEB 2019 - Sistema de Avaliação da Educação Básica. A avaliação do SAEB será aplicada em todo Brasil em outubro e é referência para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), visando a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino, segundo o Ministério da Educação.

Em Paraguaçu Paulista são nove escolas de 5º anos e sete de 9º anos, com cerca de 500 alunos que foram cadastrados pelas orientadoras pedagógicas das escolas. Desde o dia 25 de março, em grupos de 20, os alunos estão tendo acesso ao simulado por meio dos computadores no espaço da Univesp (nas Faculdades Gammon), cujo conteúdo é cedido pelo Sistema Aprende Brasil (Editora Positivo), ambos parceiros da Prefeitura de Paraguaçu Paulista.

A assistente técnica de área pedagógica do 1º ao 9º ano do ensino municipal do Departamento de Educação, Maria Tereza da Costa Moya, informou que os alunos estão tendo acesso ao simulado por meio da plataforma virtual, com uma senha individual, que permite que cada um possa acessar as questões de Língua Portuguesa, com foco na leitura, e de Matemática, com foco na resolução dos problemas.

O agendamento para uso do local e o transporte dos alunos foram providenciados pelo Departamento de Educação. “Dessa forma, eles terão a oportunidade de se familiarizarem com simulados on-line e aprender a gerenciar o tempo que terão para cada questão durante a prova do SAEB. Esse período de uso da Plataforma será fundamental para detectar as necessidades e dificuldades pedagógicas imediatas de cada turma e de cada aluno e fornecer aos professores subsídios para focar nos pontos que precisam melhorar, no sentido de facilitar o planejamento pedagógico em curto prazo e a possível obtenção de bons resultados das nossas escolas no IDEB 2019”, esclareceu Tereza.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento da alfabetização e do letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças do das escolas em todo país.

FOTO CAPA

A assistente técnica Maria Tereza da Costa Moya, informou que os alunos estão tendo acesso ao simulado por meio da plataforma virtual (Foto: Silvana Paiva)

FOTO 02

Em Paraguaçu Paulista, são cerca de 500 alunos que estão fazendo o simulado virtual (Foto: Silvana Paiva)