.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Assistência Social - Terça-feira, 02 de Abril de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cerca de 150 idosos participam da Conferência realizada pela Assistência Social de Paraguaçu

“É com muita alegria que vemos um número representativo de participantes, e todos bem interativos”, afirmou a prefeita Almira


Cerca de 150 idosos participam da Conferência realizada pela Assistência Social de Paraguaçu

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

 

02/04/2019 – 11h05

 

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, o Departamento de Assistência Social da Prefeitura de Paraguaçu Paulista realizou no último dia 27 a Conferência Municipal do Idoso, com a participação do Conselho Municipal do Idoso. Estiveram presentes representantes do governo municipal, da sociedade civil organizada e aproximadamente 150 idosos para refletir, debater e sugerir propostas para as políticas públicas voltadas para o idoso, no âmbito municipal.

Antes da Conferência, foram desenvolvidas duas reuniões preparatórias com grupos de idosos, visando facilitar o entendimento sobre o tema, “além de poder ouvi-los de forma cuidadosa e atenciosa mediante as necessidades da comunidade idosa”, de acordo com a informação da diretora do Departamento de Assistência Social, Márcia Mattos.

Como resultado dos debates, Márcia avaliou que a conferência foi um marco para Paraguaçu Paulista. “Tudo foi organizado com a participação dos idosos. É isso que buscamos, o empoderamento dos idosos. Eles cuidaram da organização, do cerimonial, do protocolo, da organização do espaço, ajudaram na preparação dos lanches, tudo foi feito por eles. Saímos dessa Conferência com a certeza de dever cumprido, pois os idosos entenderam o quanto é importante a participação deles para que a gente consiga concluir uma política pública de qualidade”, afirmou Márcia Mattos.

A prefeita Almira Garms também destacou o empoderamento dos idosos em Paraguaçu, ao observar a presença maciça deles no auditório onde foi realizada a Conferência. “É com muita alegria que vemos um número representativo de participantes, e todos bem interativos. Isso proporciona o empoderamento dos nossos idosos, o que é muito importante, por meio de políticas públicas e seriedade”, destacou a prefeita.

As conferências municipais dos idosos são espaços contributivos, onde gestores, técnicos, prestadores de serviços e usuários se reúnem para, juntos, discutirem ações e alternativas para o fortalecimento das políticas públicas.

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, a Conferência Municipal do Idoso contou como eixos de discussões:

- Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

- Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

- Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

- Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

 

 

“É com muita alegria que vemos um número representativo de participantes, e todos bem interativos”, afirmou a prefeita Almira Garms a respeito da Conferência Municipal do Idoso (Fotos: Assessoria de Comunicação)

 

 

257 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.