GUARDA MUNICIPAL - Quinta-feira, 18 de Abril de 2019

Crianças aprendem brincando com Guardiões do Trânsito em Paraguaçu

Com abordagem lúdica, alunos aprendem sobre sinalização, semáforos e faixa de pedestres.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

18/04/2019 – 09h46

Aprender com alegria e diversão. Foi esse o clima durante o encerramento, no último dia 11, do Projeto Guardiões do Trânsito na EMEF Profº. Antonio Mazzei de Paraguaçu Paulista, com alunos de 1ª a 3ª séries e que teve até uma minicidade.

O projeto Guardiões do Trânsito é desenvolvido pela Guarda Municipal, com apoio do Departamento Municipal de Trânsito. Estão à frente da iniciativa, o comandante da Guarda e autor do projeto, Everton Pereira Alvim, e os instrutores Dênis Braga Pereira, Alan Maurílio de Morais e Gilmar Aparecido de Oliveira.

O comandante Alvim destaca que Paraguaçu Paulista tem mais de 26 mil veículos, entre motocicletas, automóveis e caminhões, circulando pelas ruas da cidade, além dos pedestres é claro. “Diante dessa realidade, vimos a necessidade de fazermos uma abordagem de forma lúdica e educacional com os alunos das escolas, tanto as municipais, estaduais como as particulares”, esclareceu Alvim a respeito da inspiração para o projeto.

O Projeto Guardiões do Trânsito tem como público-alvo crianças com idade entre seis e onze anos e buscar também o envolvimento dos seus pais por meio de atividades extra classe. “Ensinamos às crianças as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, dos semáforos, da faixa de pedestres e outros componentes das vias públicas presentes no nosso dia a dia”, informou Alvim.

O diretor do Departamento Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Carlos Alberto Hipólito Ferreira, afirma que é necessário pensar na educação das crianças para o trânsito “desde já”. “Temos que ir educando, para que eles tenham uma conduta adequada e, quando forem motoristas, fique internalizado neles todo aquele aprendizado que eles adquiriram quando crianças. Muitos deles, até levam a ideia para seus pais, alguns ensinamentos, acabam puxando a orelha dos pais no bom sentido, por causa daquilo que eles aprenderam. Com mais essa atividade, podemos dizer que, aqui em Paraguaçu, a gestão do trânsito está nas mãos certas, que é do município, trabalhando desde cedo a educação do trânsito para as crianças”, destacou o coronel Hipólito.

Depois de encerrado na EMEF Prof. Antônio Mazzei, o Projeto Guardiões do Trânsito terá continuidade na EMEF Prof. Célio Rodrigues Siqueira, também com alunos de 1°a 3°séries.

FOTO O1

Com abordagem lúdica, alunos aprendem sobre sinalização, semáforos e faixa de pedestres, por exemplo (Foto: Fabrício Pena)

FOTO 02

Os alunos aprenderam com alegria e diversão com o Projeto Guardiões do Trânsito na EMEF Profº. Antonio Mazzei (Foto: Fabrício Pena)