Assistência Social - Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

Contratados pela Frente de Trabalho da Prefeitura têm capacitação sobre autoestima

Para a prefeita Almira Garms, “em um momento de crise, a Frente de Trabalho leva esperança e qualificação aos cidadãos desempregados”.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

25/04/2019 – 16h35

Os contratados pelo Programa Frente do Trabalho da Prefeitura de Paraguaçu Paulista participaram de uma capacitação nesta quarta-feira (24), cujo tema abordado foi autoestima. A palestra foi proferida pela diretora do Departamento de Educação Elzinha Pacheco. Antes da palestra, o diretor do Departamento de Planejamento, Marcos Valentin Rosolen, e a da Assistência Social, Márcia Mattos, falaram com os 66 integrantes da Frente do Trabalho, esclarecendo dúvidas que eles tinham sobre o funcionamento do Programa.

Márcia Mattos esclarece que, de caráter assistencial, a Frente de Trabalho visa proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda para os trabalhadores integrantes da população desempregada residente em Paraguaçu Paulista. “O Programa consiste no fornecimento de benefícios aos participantes como uma bolsa de auxílio-desemprego mensal (R$ 800,00), além de seguro de acidentes pessoais coletivo e a realização de cursos, palestras e treinamentos de qualificação profissional como o que aconteceu nesta semana passada”, relata Márcia.

Já o diretor Marcos Rosolen destacou que o Programa é uma importante janela de recondução da pessoa desempregada ao mercado de trabalho. “Já tivemos três casos de pessoas que estavam na Frente de Trabalho, conseguiram emprego e as vagas foram disponibilizadas para outros que estão em situação de vulnerabilidade social, pois além da concessão da bolsa-auxílio temporária, o programa prevê também a capacitação profissional da pessoa desempregada”, informa Rosolen.

Em março último já havia sido realizada outra capacitação com dois temas distintos, de acordo com a atividade a ser desenvolvida pelos integrantes do Programa. O diretor do Departamento de Obras, Mauro Goldim falou de roça e capina para os que estão trabalhando com capinação manual e erradicação de vegetação rasteira em vias públicas; e a nutricionista do Hospital de Caridade de Paraguaçu, Juliana Dias, abordou manipulação de alimentos para aqueles que estão trabalhando no preparo da merenda das unidades escolares municipais.

Esperança e Qualificação

A Frente de Trabalho é um programa desenvolvido pela Prefeitura de Paraguaçu Paulista em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). O processo seletivo para o Programa aconteceu em janeiro último, os selecionados foram chamados em fevereiro e a concessão de bolsas será pelo prazo de até um ano, podendo ser prorrogado por até mais um ano, a critério do Departamento de Assistência Social.

Entre as atividades estão as de capinação manual e erradicação de vegetação rasteira em vias públicas e demais logradouros públicos; plantio, cultivo e poda de árvores e de grama em áreas verdes do município, parques e praças municipais, incluindo o recolhimento do material; manutenção dos sistemas de drenagem, ramais e galerias de águas pluviais; recuperação de pavimento em vias públicas; auxílio na preparação de merenda e limpeza dos setores; outros serviços gerais estabelecidos pela administração municipal.

Os 66 integrantes do Programa Frente de Trabalho de Paraguaçu estão alocados entre os Departamentos de Obras, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trânsito e Assistência Social.

Para a prefeita Almira Garms, “em um momento de crise, a Frente de Trabalho leva esperança e qualificação aos cidadãos desempregados. Muitos conseguem se reerguer após passar pelo programa”.

FOTO:

A Frente de Trabalho visa proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda para os trabalhadores, além de cursos, palestras e treinamentos de qualificação profissional como o que aconteceu nesta semana passada (Foto: Elzinha Pacheco/Cedida)