Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 07 de Junho de 2019

Área degradada de Paraguaçu recebe o plantio de 1.000 mudas de árvores nativas


Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

 

07/06/2019 – 16h30

 

Paraguaçu Paulista encerra as atividades da Semana Nacional do Meio Ambiente com o plantio de 1.000 mudas de árvores nativas nas proximidades da ETEC Augusto Tortolero Araújo, às 9 horas deste sábado, dia 8 de junho.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da empresa Louis Dreyfus.

A área degradada sofre há muitos anos processo de erosão pela ação da água que vem do perímetro urbano, proveniente dos Jardins Alvorada, Panambi, Tênis Clube e parte da Vila Nova. Essa água escoa na rodovia SP-284 e se concentra na área da ETEC Augusto Tortolero Araújo – Colégio Agrícola. “É o caminho natural a ser percorrido pela água e, no decorrer dos anos, ela vem escavando o solo e causando a erosão. O que pensamos em fazer é recuperar a margem desse canal com vegetação para dar uma estabilidade a esses barrancos e evitar que a erosão aumente ainda mais”, informou o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Sérgio Campos.

Como o custo financeiro para a recuperação da drenagem desse canal que segue até o Rio Sapé é alto, Sérgio esclareceu que a Prefeitura de Paraguaçu tem buscado parcerias como a da empresa Louis Dreyfus. “Serão 1.000 mudas de nativas em cinco mil metros quadrados de área plantada, graças ao apoio da Louis Dreyfus”, enfatizou o diretor.

Outra ação que está prevista no local é a intervenção com máquinas para deixar o canal por onde a água passa mais retilíneo. “Hoje o canal faz uma curva, o que provoca o desbarrancamento. Então, tem que fazer uma intervenção com máquina para tirar esse barramento, permitindo assim que a água siga de forma retilínea e não cause esse processo de erosão que está acontecendo hoje no local. Portanto, além do plantio das 1.000 mudas de nativas, está prevista uma ação de horas/máquina para acertar o canal e começar a parar esse processo erosivo”, esclareceu Sérgio Campos.

 

FOTO 01

O plantio de 1.000 mudas de árvores nativas será nas proximidades da ETEC Augusto Tortolero Araújo, às 9 horas deste sábado, dia 8 de junho (Fotos: Depto. Agricultura e Meio Ambiente/Cedidas)

 

FOTO 02

A área degradada sofre há muitos anos processo de erosão pela ação da água que vem do perímetro urbano, proveniente dos Jardins Alvorada, Panambi, Tênis Clube e parte da Vila Nova. Essa água escoa na rodovia SP-284 e se concentra na área da ETEC Augusto Tortolero Araújo – Colégio Agrícola (Fotos: Depto. Agricultura e Meio Ambiente/Cedidas

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

TELEFONES PÚBLICOS

Prefeitura Municipal
  • Tel: (18) 3361-9100
Assistência Social
  • Tel: (18) 3361-6770
Departamento Municipal de Saúde
  • Tel: (18) 3361-9910

Ver todos os telefones...

ALERTA!