Paraguaçu Paulista, domingo, 14 de agosto de 2022 Telefone (18) 3361-9100

Defesa Civil - Quarta-feira, 03 de Julho de 2019

Temperatura máxima pode cair dez graus em Paraguaçu de quarta para quinta

Fim de semana prolongado será de muito frio, mas sem chuva. A previsão do INPE é de mínima de -1º C no sábado e 2º C no domingo; onda de frio alerta para doenças de inverno.

03/07/2019 – 16h30

Com a chegada da primeira onda de frio do inverno, a temperatura máxima em Paraguaçu Paulista poderá ter uma variação para menos de 10º C entre esta quarta (3) e quinta-feira (4), com oscilação de 31º C para 21º C. A temperatura mínima não muda muito, permanecendo na média de 13º C. Há também previsão de 90% de chuva para Paraguaçu nesta quinta e sexta-feira, de acordo com as informações do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O frio mesmo pode ser esperado para o fim de semana, mas sem chuva. A previsão do INPE é de mínima de -1º C para sábado, 2º C no domingo, 4º C na segunda-feira e 8º C na terça-feira.

Com essa queda brusca da temperatura, aumenta a preocupação com as doenças respiratórias e a circulação de vírus e bactérias típicas do inverno. Gripes, resfriados, rinites, asma, bronquite e outras infecções encontram condições propícias nas baixas temperaturas.

Manter o sistema imunológico em funcionamento é uma das principais providências para não ser pego de surpresa pela virada no tempo. Tomar bastante água para não descuidar da hidratação é uma das principais dicas dos médicos, além do consumo das frutas cítricas, ricas em vitamina C. Nutricionistas também recomendam peixes - em especial a sardinha -, linhaça, chia, vegetais vermelhos e alaranjados, e as oleaginosas.

Para a época de frio, infectologistas recomendam manter os ambientes arejados e ventilados. A dica é resistir à tendência de se recolher em ambientes fechados para se proteger, pois é nesses locais que vírus e bactérias costumam circular com mais facilidade.

Outra dica é evitar, se possível, grandes aglomerações de pessoas, como no transporte público, shoppings e cinemas. Quando passar por esses locais é inevitável, há outros cuidados que ajudam a prevenir doenças. O álcool gel, para passar nas mãos periodicamente, é um dos itens mais importantes nesta época do ano.

O uso periódico do soro fisiológico para limpar as narinas, que tendem a ficar ressecadas com o frio, também ajuda a prevenir problemas de saúde. Quem já sofre com doenças com bronquite e asma deve, de preferência, levar seus medicamentos nos bolsos e bolsas. Outra dica são os gargarejos - com água, vinagre e sal, ou enxaguantes bucais - toda vez que chegar em casa. Esse procedimento ajuda a eliminar vírus e bactérias que estejam na região da garganta.

CAPA

Fim de semana prolongado será de muito frio, mas sem chuva. A previsão do INPE é de mínima de -1º C no sábado e 2º C no domingo; onda de frio alerta para doenças de inverno (Foto Ilustrativa)

FOTO 01

A temperatura máxima em Paraguaçu Paulista poderá ter uma oscilação de 31º C para 21º C. Há também previsão de 90% de chuva para Paraguaçu nesta quinta e sexta-feira (Foto: Reprodução INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)